ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

André diz que tem dinheiro em caixa para área de ZPE

Redação | 27/05/2010 18:52

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), anunciou hoje, em Corumbá, que o Estado tem recursos disponíveis para comprar uma nova área para a implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportações) na cidade. O anúncio foi feito durante audiência pública para discutir o assunto, realizada nesta noite na Câmara de Vereadores de Corumbá.

A ZPE é um projeto que vem desde a década de 90, com a proposta de instalar em Corumbá uma área livre de comércio internacional. Chegou a haver uma área reservada, mas foi doada na administração Zeca do PT à mineradora MMX, hoje pertencente ao grupo Vetorial, para a um empreendimento que não vingou.

Em sua fala hoje na audiência pública, o governador disse que hoje a ZPE de Corumbá não existe mais. Para que seja retomada, explicou, o terreno é essencial. Segundo foi informado, a nova área a ser comprada deve ser contígua à anterior, localizada no Distrito Maria Leite.

Nessa região, o projeto teria acesso à rodovia, a BR-262, à ferrovia e ao gasoduto, tornando a ZPE viável.

A ZPE, que é autorizada pelo Governo Federal, cria uma espécie de distrito em Corumbá caracterizado como área livre de comércio exterior, destinada à instalação de empresas de produção de bens a serem comercializadas com outros países. A vantagem é o tramite mais rápido das vendas e a tributação menor.

Durante a audiência, o governador disse que além do dinheiro disponível para comprar a área, tem assegurado o apoio da bancada federal. Durante a reunião, estavam presentes o senador Delcídio do Amaral (PT), o deputado federal Waldemir Moka (PMDB) e os deputados estaduais Carlos Marun (PMDB) e Antônio Carlos Arroyo (PR).

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, não participou da audiência.

Nos siga no Google Notícias