A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

27/05/2010 18:52

André diz que tem dinheiro em caixa para área de ZPE

Redação

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), anunciou hoje, em Corumbá, que o Estado tem recursos disponíveis para comprar uma nova área para a implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportações) na cidade. O anúncio foi feito durante audiência pública para discutir o assunto, realizada nesta noite na Câmara de Vereadores de Corumbá.

A ZPE é um projeto que vem desde a década de 90, com a proposta de instalar em Corumbá uma área livre de comércio internacional. Chegou a haver uma área reservada, mas foi doada na administração Zeca do PT à mineradora MMX, hoje pertencente ao grupo Vetorial, para a um empreendimento que não vingou.

Em sua fala hoje na audiência pública, o governador disse que hoje a ZPE de Corumbá não existe mais. Para que seja retomada, explicou, o terreno é essencial. Segundo foi informado, a nova área a ser comprada deve ser contígua à anterior, localizada no Distrito Maria Leite.

Nessa região, o projeto teria acesso à rodovia, a BR-262, à ferrovia e ao gasoduto, tornando a ZPE viável.

A ZPE, que é autorizada pelo Governo Federal, cria uma espécie de distrito em Corumbá caracterizado como área livre de comércio exterior, destinada à instalação de empresas de produção de bens a serem comercializadas com outros países. A vantagem é o tramite mais rápido das vendas e a tributação menor.

Durante a audiência, o governador disse que além do dinheiro disponível para comprar a área, tem assegurado o apoio da bancada federal. Durante a reunião, estavam presentes o senador Delcídio do Amaral (PT), o deputado federal Waldemir Moka (PMDB) e os deputados estaduais Carlos Marun (PMDB) e Antônio Carlos Arroyo (PR).

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, não participou da audiência.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions