ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

André participa de reunião de governadores do Codesul hoje em Curitiba

Francisco Júnior | 04/04/2012 06:59

Uma das pautas na agenda é a posse de Beto Richa na presidência do Conselho, em substituição a Genro

O governador André Puccinelli participa nesta quarta-feira (4), em Curitiba (PR), da reunião ordinária do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O encontro terá a presença dos demais governadores do bloco: Beto Richa, do Paraná; Tarso Genro, do Rio Grande do Sul; e João Raimundo Colombo, de Santa Catarina, além de Renato Mello Vianna, presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), instituição de fomento que faz parte do Codesul.

Uma das pautas na agenda é a posse de Beto Richa na presidência do Conselho, em substituição a Genro – o cargo é ocupado anualmente de forma rotativa entre os governadores.

A reunião terá início às 15 horas, no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense. Depois da primeira parte do encontro, que é reservada, acontece a reunião plenária, da qual participam secretários, os integrantes das comissões permanentes temáticas e grupos de trabalho, dirigentes do BRDE assessores e convidados ligados aos assuntos em debate.

Às 17h30 está prevista uma coletiva de imprensa, para balanço da reunião e divulgação da Carta de Curitiba. Entre os assuntos que deverão ser discutidos estão as ações iniciadas no âmbito do Codesul junto ao Governo Federal, com referência aos temas pendentes da área de Infrestrutura dos Estados membros. Isso incluio Projeto do Governo Federal de implantação do Trecho Sul da Ferrovia Norte Sul, e a implantação dos projetos regionais de ferrovias dos quatro Estados.

Entre as propostas novas, uma a ser discutida é a criação da Comissão Permanente do Codesul para a Faixa de Fronteira e Comissão Permanente para Assuntos Internacionais.

Os assuntos temáticos poderão incluir ainda o suprimento de gás natural; a questão indígena; o controle de trânsito de animais nos estados do Codesul; e defesa civil (Sistema de Cooperação Mútua no Enfrentamento de Desastres). (Com informações da Assessoria)

Nos siga no Google Notícias