A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

10/10/2011 19:48

Antonio Russo destaca os 34 anos de MS em discurso na tribuna do Senado

Edmir Conceição*
Senador Antonio Russo. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)Senador Antonio Russo. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Antonio Russo (PR-MS) lembrou nesta segunda-feira, em discurso na tribuna do Senado, os 34 anos de Mato Grosso do Sul, comemorados nesta terça, 11 de outubro. Russo comentou o êxito econômico e social do Estadio e considerou uma decisão acertada ao desmembramento de MT, porque abriu espaços inéditos de desenvolvimento para a região Centro-Oeste.

Russo citou números para destacar a pujança de MS como importante produtor agroindustrial. “Nosso Estado hoje produz 10 milhões de toneladas de grãos por ano, 40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Nosso rebanho tem a melhor genética do país, com de 22 milhões de cabeça de gado. Temos uma ampla estrutura de serviços. Nosso parque industrial tem crescido a taxas importantes e estamos cada vez mais assumindo um papel relevante no cenário nacional”, afirmou. Ele também ressaltou a transformação na infraestrutura do estado ocorrida nos últimos anos.

Russo fem menção a três projetos estruturantes que estão em andamento: A federalização da MS-40 (ligação entre Campo Grande - Santa Rita do Pardo- Brasilândia); o Poliduto, ligando Mato Grosso do Sul ao Paraná; e o ramal ferroviário norte-sul ligando Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Brasilândia, Bataguassu, Nova Andradina, Dourados, Maracaju, Jardim até Porto Murtinho, fazendo a integração entre Dourados e Mundo Novo.

Para Russo, estas realizações transformarão a economia local, promovendo incrementos significativos de urbanização, integração e valorização da cidadania. “Estamos nos preparando para ser uma das melhores unidades da federação”.

Antonio Russo, ainda disse ser paulista de nascimento e sul-mato-grossense de coração, afirmando que chegou ao município de Nova Andradina há 40 anos. “Conforme fui acompanhando a história do Estado, meus vínculos afetivos foram crescendo. Hoje, posso dizer que não existe terra melhor para se viver”.

Açougueiro - O senador também prestou homenagens a duas categorias profissionais. A de engenheiro agrônomo, que comemora seu dia em 12 de outubro e a de açougueiro, cujo dia é celebrado em 09 de outubro.

Antonio Russo contou que começou a vida como açougueiro. “Trabalhei com muita garra e dedicação. Tive audácia e criei grandes oportunidades empresariais. Consegui de açougueiro virar empresário, pecuarista. Fui exportador e pioneiro na abertura da venda de carne brasileira para países do oriente médio. Quero ressaltar, no entanto, que foi lá no início - atrás de um balcão - que observei e aprendi sobre as pessoas. Por isso me orgulho em dizer que comecei a vida como açougueiro e presto minhas homenagens a esta importante categoria aqui hoje neste Plenário do Senado”.

Em relação aos engenheiros agrônomos, Antonio Russo saudou a categoria pela “imensa contribuição que deu à modernização da agricultura brasileira”.

O discurso do senador Antonio Russo foi parabenizado em apartes dos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Alvaro Dias (PSDB-PR), Ana Amélia (PP-RS) e Aníbal Diniz (PT-AC)

(*) Com informações de Raquel Medeiros/Assessoria de imprensa

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions