ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Aprovada na CCJ, “Ficha Limpa de MS” gera discussão na Assembleia

Fabiano Arruda e Italo Milhomem | 11/05/2011 12:21

Sessão desta quarta chegou a ser suspensa para debater projeto

Aprovado hoje por unanimidade na CCJR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação), o Projeto de Emenda Constitucional, de autoria de Paulo Duarte (PT), que altera o artigo 27 da Constituição Estadual, e veta nomeação nos cargos públicos de inelegíveis, nos temos da Lei Ficha Limpa, gerou discussão na Casa de Leis.

A diferença do projeto estadual, em relação ao aprovado nacionalmente, é proibir de exercer os cargos públicos funções como secretário de Estado; procurador-geral do Estado; defensor Público-Geral; diretores de órgãos da administração pública indireta, agências reguladoras, empresas públicas e sociedades de economia mista; diretor-geral da Polícia Civil; comandante-geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e reitor de universidade pública estadual.

A sessão desta manhã chegou a ser suspensa por cerca de 40 minutos para os parlamentares debaterem o assunto.

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) analisou o projeto ontem, após a PGE (Procuradoria Geral do Estado) ter emitido parecer contrário, sob justificativa de ser inconstitucional pelo vício de iniciativa já que não é competência da Assembleia Legislativa legislar sobre um assunto que pode alterar a estrutura atual do Executivo.

Integrantes da CCJR, votaram a favor os deputados Marcio Monteiro (PSDB), Junior Mocchi (PMDB), Antônio Carlos Arroyo (PR), Marquinhos Trad (PMDB) e Diogo Tita (PPS), em substituição a Junior Mochi (PMDB), que não compareceu à sessão nesta quarta com justificativa de compromissos externos.

Para Marquinhos Trad não há irregularidade nem vício na proposta. O peemedebista argumentou que em outros estados o projeto já foi aprovado, como em Paraíba, Santa Catarina e Minas Gerais, enquanto tramita em São Paulo, Goiás, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Acre e Mato Grosso do Sul.

Já o deputado Zé Teixeira (DEM) também se manifestou sobre o tema e falou que pretende ampliar o projeto. Quer uma emenda que atinja os cargos comissionados.

Agora, o projeto ainda será colocado para apreciação na Assembleia em até 15 dias.

Nos siga no Google Notícias