ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Aprovado projeto que muda carreira de Agente de Segurança Socioeducativa

Servidor em estágio probatório ficará impedido de deixar sua lotação inicial

Por Fernanda Palheta | 25/11/2025 12:03
Aprovado projeto que muda carreira de Agente de Segurança Socioeducativa
Mesa Diretora da Assemblia Legislativa durante a sessão desta terça-feira (25) (Foto: Reprodução)

Os deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 255, que muda as regras da Carreira Gestão de Medidas Socioeducativas. O projeto enviado pelo governo do Estado prevê que o servidor que estiver em estágio probatório não poderá ser removido de sua lotação inicial nem se afastar do exercício das atribuições do respectivo cargo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei 255, que altera as regras da Carreira Gestão de Medidas Socioeducativas. A principal mudança impede a remoção de servidores em estágio probatório de sua lotação inicial, exceto para assumir cargos em comissão no próprio órgão.O projeto, enviado pelo governador Eduardo Riedel, elimina a exigência de graduação superior em seis anos para Agentes de Segurança Socioeducativa. A medida visa manter esses profissionais em seus cargos, considerando sua experiência e a especificidade de suas atribuições.

A exceção é para quando o servidor assumir cargo em comissão ou função de confiança no próprio órgão de lotação. Na mensagem enviada aos parlamentares, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), explicou que o objetivo é retirar a previsão que permite colocar em disponibilidade ou redistribuir para outros órgãos o servidor ocupante do cargo de Agente de Segurança Socioeducativa que não tenha comprovado a graduação de nível superior no prazo de 6 anos.

“Diante da especificidade das atribuições e da experiência acumulada por esses profissionais, a permanência deles no cargo atende ao interesse público”, disse Riedel.

Os parlamentares ainda aprovaram o Projeto de Lei 213/2025, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul o Dia do Antigomobilista.

Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 161/2025, da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que inclui no calendário oficial de Mato Grosso do Sul a Festa de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município de Batayporã. Foi aprovado em redação final e segue à sanção.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.