ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Arroyo defende MS em Fórum sobre dívida dos estados em João Pessoa

Francisco Júnior | 28/02/2013 11:10
Parlamentar vai participar do evento a partir de amanhã. (Foto: Divulgação)
Parlamentar vai participar do evento a partir de amanhã. (Foto: Divulgação)

O 1º Secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Antonio Carlos Arroyo (PR) participa a partir de amanhã do II Fórum: Desenvolvimento, Federalismo e Dívida dos Estados, em João Pessoa (PB).

O objetivo do evento é discutir critérios a fim de buscar corrigir os índices que o governo federal retém da receita líquida para pagamento da dívida dos Estados com a União. De Mato Grosso do Sul são retidos 15% da receita corrente, sendo que em outros estados são cobrados apenas 9%.

Neste Fórum reúnem deputados estaduais de cada federação, sendo que cada um deles levam para o encontro uma analise do reflexo da dívida de cada estado com a Únião. O evento é realizado pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

“Nosso estado precisa ser respeitado, nossa economia perde cada vez mais com tudo isso”, aponta Arroyo. Conforme Arroyo os integrantes do fórum pretendem falar com a presidente Dilma Rousseff sobre os cinco projetos que tramitam no Senado sobre a partilha do fundo.

O deputado afirma que Mato Grosso do Sul tem um grande prejuízo na partilha do FPE (Fundo de Participação dos Estados). Segundo ele, atualmente, a fatia direcionada para Mato Grosso do Sul fica na casa de 1,33%, enquanto outro estados, como por exemplo a (Bahia) recebe aproximadamente 7%.

Arroyo explica que quando foi criado o FPE, foi sistematizado de forma aleatória, totalmente sem critérios, baseado apenas na força política de cada estado.

Nos siga no Google Notícias