ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  05    CAMPO GRANDE 26º

Política

Assembleia aprova criação do Cadastro Positivo do ICMS em Mato Grosso do Sul

Programa da SEFAZ prevê benefícios a empresas com impostos em dia, como simplificação de regras e prazos

Por Ângela Kempfer | 05/02/2026 11:08
Assembleia aprova criação do Cadastro Positivo do ICMS em Mato Grosso do Sul
Projeto foi enviado pelo Executivo à Assembleia (Foto: Arquivo)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei que institui o Programa Cadastro Positivo MS, voltado a contribuintes do ICMS que mantêm regularidade no pagamento de tributos. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 19 votos favoráveis e nenhum contrário, e segue agora para segunda votação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou em primeira discussão o projeto de lei que cria o Programa Cadastro Positivo MS. A iniciativa, que recebeu 19 votos favoráveis, visa beneficiar contribuintes do ICMS que mantêm regularidade no pagamento de tributos estaduais. O programa, a ser implementado pela Secretaria de Estado de Fazenda, prevê benefícios como simplificação de obrigações tributárias, prazos especiais para recolhimento do imposto e dispensa de garantias para regimes especiais. A proposta busca estimular a adimplência fiscal e melhorar o ambiente de negócios no estado.

Caso vire lei, o programa será implantado no âmbito da Secretaria de Estado de Fazenda e tem como objetivo estimular a adimplência fiscal por meio de benefícios administrativos concedidos a empresas classificadas como regulares perante o Fisco estadual.

De acordo com a mensagem encaminhada pelo governo à Assembleia, o Cadastro Positivo MS prevê tratamento diferenciado aos contribuintes adimplentes, incluindo a simplificação ou dispensa de obrigações tributárias acessórias, prazos diferenciados para recolhimento do imposto e a dispensa de exigência de garantias para obtenção de regimes especiais e autorizações específicas, conforme regras que ainda serão definidas em regulamento.

Durante a discussão em plenário, o deputado Paulo Eduardo afirmou que a proposta busca reconhecer quem cumpre regularmente suas obrigações fiscais. Segundo ele, o Estado passará a diferenciar o tratamento dado a contribuintes que acumulam pendências recorrentes daqueles que mantêm o ICMS em dia.

Já o deputado João Henrique, que também votou favoravelmente, destacou que o projeto segue linha oposta à figura do chamado “devedor contumaz”, discutida em outras ocasiões. Para o parlamentar, o Cadastro Positivo representa uma mudança de abordagem ao priorizar incentivos ao bom pagador, em vez de focar apenas em medidas punitivas.

Na justificativa enviada à Assembleia, o Executivo estadual argumenta que a iniciativa busca estimular a regularidade fisco-tributária e contribuir para a construção de um ambiente de negócios mais favorável e competitivo no Estado. A expectativa é que a concessão de facilidades administrativas funcione como incentivo para que empresas mantenham seus tributos em dia.