ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia aprova PEC que reorganiza estrutura do Ministério Público de Contas

Autarquia vinculada ao TCE foi tema de questionamento no STF e projeto foi votado novamente

Izabela Sanchez e Leonardo Rocha | 27/08/2019 11:58
Sessão legislativa na Assembleia na manhã desta terça-feira (27) (Foto: Leonardo Rocha)
Sessão legislativa na Assembleia na manhã desta terça-feira (27) (Foto: Leonardo Rocha)

Com 18 votos favoráveis e 2 contrários, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta terça-feira (27) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que determina regras para as funções e autonomia do MPC (Ministério Público de Contas). O MPC é autarquia vinculada ao TCE (Tribunal de Contas Estadual).

Entre as mudanças aprovadas no projeto proposto à Assembleia pelo TCE, consta, por exemplo, que os concursos públicos sejam feitos pelo Tribunal já que o MPC não tem autonomia financeira. O projeto também mantinha em quatro o número de procuradores, barrando a intenção do MPC de aumentar para sete.

A PEC foi apresentado pela primeira vez em 2015 pelos deputados, mas depois de entrar em vigor foi questionada pelo MPC no STF (Supremo Tribunal Federal). No Supremo, o entendimento foi de que o projeto não deveria ser de autoria dos deputados e, sim, do próprio Tribunal de Contas.

Na Casa, deputados se dividem em opiniões sobre a existência, ou não, da autonomia do MPC em relação ao TCE. Contrários à PEC, Renan Contar (PSL) e João Henrique Catan (PL) alegam que o projeto “retira a autonomia” do Ministério, deixando o MPC “dependente” do TCE.

Os dois tentaram assim como fizeram na primeira votação – obstruir a apreciação da PEC, ao deixarem a sessão para alterar o quórum necessário de deputados. A sessão chegou a ser suspensa, e quando retornou, Contar e Catan ainda tentaram impedir a votação por meio de manobras.

Lídio Lopes (PATRI) e o líder do governo José Carlos Barbosa (DEM), por outro lado, defendem que o MPC “nunca teve autonomia”, por ser integrado à estrutura do TCE e ser financiado pelo Tribunal. Aprovada, a PEC já será promulgada pela Assembleia.

Nos siga no Google Notícias