ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Assembleia aprova projeto que amplia combate aos maus tratos contra animais

Intenção é incluir mais animais nas regras de proteção e ainda tipificar mauis tratos

Leonardo Rocha | 01/12/2020 12:23
Onça-pintada em uma trilha de madeira, na região do Pantanal (Foto: Edir Alves)
Onça-pintada em uma trilha de madeira, na região do Pantanal (Foto: Edir Alves)

A Assembleia aprovou, em primeira votação, o projeto que amplia a legislação sobre maus tratos contra animais, em Mato Grosso do Sul. “Embora exista a previsão de maus tratos na Lei 2.990/2005, esta trata tão somente de casos relativos a cães e gatos”, descreveu o autor, o deputado Márcio Fernandes (MDB).

Ele destaca que a matéria cria o “Código de Proteção à Fauna do Estado”, abrange qualquer animal e tem a intenção de proteger a fauna. Para evitar “duplicidade” de legislação, a proposta ainda revoga o artigo 36 da lei de 2005, que trata sobre o tema.

“Os animais são seres indefesos que precisam ser respeitados. Possuem características semelhantes aos humanos e estão sujeitos a sensações muito parecidas, tornando necessário um tratamento diferenciado para com eles”, justifica o autor, que é médico veterinário de formação.

Para ampliar esta legislação, o projeto faz a qualificação dos animais entre domésticos, estimação e fauna nativa. Ainda cita formas de maus tratos, como ferir, mutilar, ato de abuso, bem estar animal, vivissecção, abandonar e animais para pesquisa científica. A proposta precisa passar por uma segunda aprovação, antes de seguir para sanção.

Nos siga no Google Notícias