ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Assembleia articula projeto para reduzir as taxas cartoriais em MS

Proposta deve ser apresentada pelo TJ-MS em 30 dias

Leonardo Rocha | 27/04/2017 13:57
Deputados buscam apoio dos demais poderes para reduzir as taxas cartoriais em MS (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados buscam apoio dos demais poderes para reduzir as taxas cartoriais em MS (Foto: Assessoria/ALMS)

 O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB), revelou que no máximo em 30 dias, será apresentado um projeto, que pretende reduzir o valor das taxas cartoriais, em Mato Grosso do Sul. A matéria deve ser apresentada pelo Poder Judiciário, com o apoio do MPE (Ministério Público Estadual) e Defensoria Pública.

"Será um projeto que estamos construindo de forma coletiva, conversando com todos os poderes, além de colocar a sociedade civil no debate. A proposta está em fase de construção e deve ser apresentada no máximo em 30 dias", disse Mochi.

Houve uma reunião nesta manhã (27), entre os deputados estaduais e o procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, onde as taxas cartoriais foi o principal assunto. "Tanto o MPE, como a Defensoria não se opuseram a ideia, pelo contrário irão apoiar a iniciativa, até porque os custos (taxas) estão altos e atrapalhando inclusive o Estado", explicou o peemedebista.

Mochi alertou que muitos escritórios estão realizando procedimentos em cartórios fora de Mato Grosso do Sul, justamente para gastar menos com as taxas. "Existe uma disparidades de preços e muitos estados estão com valores menores, precisamos fazer a devida adequação".

Ele por exemplo defende o escalonamento de preços, de acordo com o valor da escritura. "A nossa regra define preços sobre processos até de R$ 300 mil, tem que ter cobranças diferentes, um equilíbrio, assim como outros estados já fazem".

O presidente da Assembleia espera que o projeto seja de "consenso" entre os poderes, já que são estas taxas cartoriais que financiam os fundos do MPE, Defensoria, Tribunal de Justiça e PGE (Procuradoria Geral do Estado). "O projeto vai alterar as formas e os valores cobrados no Estado".

O ex-prefeito Paulo Duarte, responsável pela articulação política da Assembleia, é quem ficou responsável por fazer este levantamento (taxas) e manter o diálogo com os poderes e entidades da sociedade civil, que também defendem mudanças neste setor.

Acordo - Os deputados aprovaram os projetos da Defensoria e Ministério Público, que defendem ampliação de auxílios e benefícios aos servidores, justamente com a condição que se iniciasse esta discussão sobre os valores cartoriais. Os poderes fizeram o compromisso de apoiar este mudança nas cobranças e participar deste entendimento.

Nos siga no Google Notícias