ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Assembleia discute mudança na contratação de professores

Entre as mudanças, remuneração terá alteração, mas o percentual de redução ainda não foi definido

Silvia Frias e Leonardo Rocha | 09/07/2019 10:39
Projeto do Executivo foi entregue esta manhã, durante sessão na Assembleia (Foto: Leonardo Rocha)
Projeto do Executivo foi entregue esta manhã, durante sessão na Assembleia (Foto: Leonardo Rocha)

A sessão na Assembleia Legislativa foi suspensa há pouco para que deputados, técnicos do governo estadual e integrantes da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) discutam projeto do Executivo que altera o tempo o contrato de 11 mil professores e reduz salário da categoria.

Projeto do Executivo foi apresentado esta manhã e, logo depois, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Rocha, suspendeu a sessão para análise da proposta. A intenção do governo é que ele seja encaminhado à CCJR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação) amanhã para ser votado ainda este semestre.

Entre as proposta, há pontos polêmicos, alguns, em desacordo com a avaliação da maioria dos professores. Atualmente, segundo o deputado estadual Pedro Kemp, são 11 mil convocados e oito mil concursados.

Os professores são contra a cedência dos profissionais para sindicatos municipais sem ônus para a origem, ou seja, a partir da aprovação da proposta, eles seriam pagos pela entidade sindical. Outra questão polêmica é que o salário seria diferenciado dos concursados, mas não consta na proposta qual seria o percentual.

O projeto também prevê a redução de 50% para 30% do adicional para quem lecionar no sistema prisional.

A categoria está de acordo com a mudança no contrato, atualmente feita duas vezes por ano, a cada seis meses. Neste sistema, ficam sem receber em janeiro e 15 dias de julho, referente ao período de férias. Com a alteração, a contratação passaria a ser anual, com ganho no período.

Outra mudança é que eles passarão por processo seletivo, até para formação de cadastro reserva. Atualmente a convocação é feita mediante apenas de análise curricular. O adicional para trabalho conforme distância será fixado em até 10%.

Nos siga no Google Notícias