ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Assembléia quer divulgação de critérios sobre Copa

Redação | 02/06/2009 10:16

O tema dominou a primeira sessão da Assembléia Legislativa, depois do anúncio das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Entre o tom indignado da bancada governista e de ataques da oposição ao governador André Puccinelli, o consenso foi a necessidade de cobrar da CBF explicações detalhadas sobre quais critérios foram considerados para que Cuiabá vencesse Campo Grande na disputa.

O petista Amarildo Cruz lembrou dos danos que a decisão de domingo deve causar aos sul-mato-grossenses e diz que o governo perdeu a chance de trazer a grande oportunidade de divulgação do Estado internacionalmente.

Ele destacou que desde o início todos sabiam que os critérios da Fifa não seriam técnicos. E que houve um equívoco atrás do outro na campanha. "O Governo do Estado teve desempenho pífio", lamentou

Até o presidente da casa, deputado Jerson Domingos (PMDB) entrou no debate para defender a campanha realizada pelo Estado e atacar o "jogo de cartas marcadas", encabeçada pela CBF e Fifa.

"Minha proposta é enviar requerimento à CBF exigindo a divulgação dos critérios que foram levados em conta", defendeu Jerson.

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, também foi alvo das críticas. Depois da vitória cuiabana, ele mandou o governador André Puccinelli "chupar manga bordon".

"Isso é um desrespeito a todo o Estado", argumentou o deputado Youssif Domingos (PMDB), cobrando uma posição formal também do prefeito Nelsinho Trad, já que Campo Grande foi "ofendida".

O líder do governo, também recorreu à novela para mandar recado ao Mato Grosso. "Tem de fazer como na novela Dona Beija. As mulheres, com, inveja, mandaram uma caixa com esterco para ela e Dona Beija respondeu com as melhores flores que ela tinha no jardim, justificando que era o que de melhor ela tinha para dar. Mandaram a gente chupar manga, vamos mandar os parabéns", concluiu.

Os deputados também lembraram em plenário, artigos e reportagens nacionais que trataram da escolha, a maioria reforçando o jogo envolvendo a decisão.

"Estelionato", "maracutaia", "engodo", foram só alguns dos adjetivos usados.

Jerson Domingos arriscou uma pista de quando a preferência por Mato Grosso começou. "A bancada sul-mato-grossense assinou o requerimento para criação da CPI da CBF no Congresso, a de Mato Grosso não", lembrou sobre a frustrada tentativa de investigação em 2007.

A comissão chegou a ter as assinaturas suficientes, mas parlamentares retiraram os nomes da lista, inclusive, vários de Mato Grosso do Sul.

A polêmica trouxe à tona, novamente, a mudança de nome do Estado. "Todo mundo confunde, dos mais humildes, aos mais esclarecidos. Se tivesse o nome Pantanal, queria ver se a Copa iria para Cuiabá", reforçou Amarildo Cruz.

Nos siga no Google Notícias