ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 25º

Política

Assembleia resolve realizar sessão e faz homenagem ao deputado José Almi

Mesa Diretora fez um minuto de silêncio para simbolizar o luto da Casa Leis pela perda de mais um parlamentar

Gabriela Couto | 25/05/2021 10:10
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), levantou sessão em homenagem ao deputado José Almi (PT) (Foto Cyro Clemente)
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), levantou sessão em homenagem ao deputado José Almi (PT) (Foto Cyro Clemente)

O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) levantou a sessão desta terça-feira (25) em homenagem ao deputado estadual José Almi (PT), vítima de covid-19 na noite de ontem.

Conforme o artigo 115 do regimento interno, o ato de levantar sessão só é realizado quando todos os ritos regimentais de uma sessão ordinária são dispensados para dedicar à partida de alguém.

Os funcionários da Casa de leis também realizaram um minuto de silencia em homenagem do segundo parlamentar morto pela doença nesta Legislatura. No final do ano passado, Onevan de Mattos (PSDB) também não resistiu ao coronavírus.

Conforme o presidente, os trabalhos do Legislativo serão retomados normalmente na sessão ordinária desta quarta-feira (26), a partir das 09h. “Estaremos em luto nesses próximos três dias. Desejamos nossos sentimentos a família e amigos do deputado”, afirmou Corrêa. As sessões continuam mistas com a maioria dos parlamentares optando pela participação de forma remota, por conta da pandemia.

José Almi tinha 58 anos e tinha como comorbidade diabetes. Ele sempre enfatizou nos seus discursos diários o impacto da pandemia da covid-19 na realidade do povo sul-mato-grossense. Tinha medo assumido de contrair a doença e desde março do ano passado despachava as ações do seu mandato de casa.

O petista não tinha sido vacinado ainda, porque a campanha de vacinação não tinha chegado até o seu grupo prioritário. Faltava muito pouco para Almi receber a primeira dose. Mas ele e toda a família foram contaminados pela covid antes da imunização, na primeira semana de maio.

Almi sempre tinha um sorriso no rosto e contava histórias durante suas participações nas sessões ordinárias (Foto Divulgação)
Almi sempre tinha um sorriso no rosto e contava histórias durante suas participações nas sessões ordinárias (Foto Divulgação)

Desde o dia 04 de maio o parlamentar está ausente das sessões ordinárias. Ele apresentou febre naquele dia e teve resultado positivo para a doença à noite. Recebeu orientação médica e decidiu fazer o tratamento em casa. No entanto, no dia 07 de maio Almi já não conseguia respirar direito e teve que ser levado para o Hospital da Cassems.

Com o avanço da infecção nos pulmões que estavam comprometidos os médicos decidiram intubar. Almi ficou 17 dias intubado. Chegou a ter um despertar delirante no último domingo (23). Acordou involuntariamente, mas continuou sedado. O espasmo do corpo é uma reação aos antibióticos e ao tratamento.

O quadro dele sempre se manteve grave, mas estável. Ele estava reagindo bem aos antibióticos, mantinha os órgãos sem comprometimento e apresentava apenas oscilações em relação a diabetes. A família se mantinha otimista com a recuperação e pedia orações para o parlamentar. Mas na tarde de ontem (24) o quadro evoluiu para gravíssimo. Almi não resistiu e faleceu às 23h45.

O velório e o sepultamento do parlamentar será nesta terça-feira (25), das 14h30 às 16h30, no Cemitério Memorial Park, localizado na rua Francisco dos Anjos, 422, Bairro Santa Branca.

Na Capela será permitida a presença de 20 pessoas no máximo de cada vez, obedecendo as regras do distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.

Nos siga no Google Notícias