Assembleia retoma trabalhos com quórum completo e foco na pauta do semestre
Primeira sessão após o recesso aprovou 2 projetos e abriu período marcado pela campanha eleitoral

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul retomou nesta terça-feira (4) as atividades parlamentares do segundo semestre, com apreciação de projetos de lei e a expectativa de conciliar a agenda legislativa com a campanha eleitoral, que começa nas próximas semanas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul retomou nesta terça-feira os trabalhos do segundo semestre com quórum completo e aprovou dois projetos: um que declara de utilidade pública a Associação de Desenvolvimento Rural da Colônia Taquari, em Coxim, e outro que cria o Dia Estadual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos. Deputados afirmaram que a campanha eleitoral não deve interromper as votações nem a rotina parlamentar.
A sessão começou às 9h30 com a presença de 9 deputados no plenário: José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT), Pedro Kemp (PT), Gerson Claro (PP), João César Mattogrosso (PSDB), Antonio Vaz (Republicanos), Paulo Duarte (PSDB), Paulo Corrêa (PL), Renato Câmara (Republicanos) e Jamilson Name (PP). Também participaram virtualmente Pedro Arlei Caravina (Caravina, PSDB) e João Henrique Catan (Novo).
- Leia Também
- Após a votação da LDO, Assembleia encerra semestre com 95 projetos aprovados
- Assembleia aprova em 1ª votação LDO de R$ 27,992 bilhões para 2027
À medida que a sessão avançava, durante o pequeno e o grande expediente, o número de parlamentares presentes aumentou. No início da Ordem do Dia, por volta das 10h52, o painel eletrônico registrava a participação de 22 deputados. Acompanhavam a sessão de forma virtual Caravina (PSDB), João Henrique Catan (Novo), Lia Nogueira (PSDB), Londres Machado (PP) e Lucas de Lima (PL). Naquele momento, apenas Lídio Lopes (Avante) e Pedrossian Neto (Republicanos) ainda não haviam registrado presença.
Dois minutos depois, os dois parlamentares ingressaram na sessão, completando o quórum com os 24 deputados estaduais participando da apreciação das matérias.
Dois projetos aprovados
Na retomada das votações, os parlamentares aprovaram dois projetos de lei. Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 81/2026, que declara de utilidade pública estadual a Associação de Desenvolvimento Rural da Colônia Taquari, sediada em Coxim.
Sem fins lucrativos, a entidade atua junto aos moradores e produtores rurais da região com ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, organização comunitária, capacitação de associados e incentivo ao desenvolvimento sustentável. O reconhecimento como utilidade pública amplia as possibilidades de parcerias com o poder público e facilita o acesso a recursos destinados à execução de projetos em benefício da comunidade.
Também foi aprovado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 82/2026, que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Dia Estadual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, a ser celebrado anualmente em 30 de março. A matéria segue para segunda discussão.
Campanha sem interromper o mandato
Com a proximidade do período eleitoral, deputados que disputarão a reeleição afirmaram que pretendem manter a rotina de votações e dividir a agenda entre Campo Grande e o interior.
O deputado Junior Mochi (MDB) afirmou que o mandato recebido nas urnas continua sendo prioridade. "O mandato é uma coisa que nós temos que cumprir. É o voto que já recebemos para representar e defender os interesses da população. Você tem que adequar o seu tempo. Uma vez ou outra pode fazer uma sessão virtual, mas faço questão de estar presente, porque a vida continua acontecendo aqui, com projetos e ações importantes do Legislativo."
Segundo Mochi, o período oficial de campanha permite conciliar as duas atividades. "São 45 dias só. Se a gente souber dividir, dá tempo de fazer uma boa campanha, exercer o mandato e buscar os votos para uma reeleição."
O deputado Paulo Duarte (PSDB) também acredita que a campanha não comprometerá os trabalhos da Casa. "Estamos habituados. A eleição tem prazo determinado. Vamos procurar fazer as agendas de terça a quinta em Campo Grande e de quinta até segunda-feira no interior. Não vai paralisar as votações. Tem projetos importantes que vão chegar, como a Lei Orçamentária Anual."
Segundo ele, a estratégia será concentrar a campanha no interior do Estado. "No meu caso, vamos rodar cerca de 40 municípios."
A deputada Gleice Jane (PT) afirmou que sua rotina praticamente não sofrerá mudanças. "O trabalho que eu sempre fiz aqui na Assembleia foi dialogando com a população. O que aumentou agora foi o tempo de trabalho. A intensidade continua a mesma."
Moradora do interior, ela disse que continuará viajando normalmente durante a campanha. "Eu passei todo esse tempo viajando pelo interior. Não muda muito isso para mim. O que muda é que antes eu tinha os domingos livres; agora, não tenho mais."

