ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assinado edital de concurso com 1,2 mil vagas para professor

Nyelder Rodrigues e Mariana Lopes | 28/02/2013 21:33
Governador assina documento que será publicado no Diário Oficial autorizando o concurso (Foto: Mariana Lopes)
Governador assina documento que será publicado no Diário Oficial autorizando o concurso (Foto: Mariana Lopes)

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) fez nesta noite uma solenidade para a assinatura do edital do concurso para professores da Rede Estadual de Ensino pelo governador André Puccinelli (PMDB).

Ao todo, 1,2 mil vagas foram autorizadas, o que respeita acordo feito com a categoria em outubro de 2012. Esse foi o último ponto do Pacto de Valorização da Educação Pública.

Durante a solenidade, o governador afirmou estar contente com a assinatura, já que os interesses do governo e da Fetems foram conciliados. “Nem tudo que eles pediram foi possível, nem tudo eu tinha condições de alcançar. Então ficamos satisfeitos”, comentou.

Além disso, Puccinelli apontou que esse concurso era um desejo dos educadores, e possibilitará que professores substitutos e contratados tentem a efetivação. O governador também deixou aberta a realização de outro concurso para o magistério.

“Depois da lotação de todos aprovados neste concurso, e com a aplicação do 1/3 de hora-atividade, talvez haja necessidade de mais professores. Estamos dispostos a fazê-lo”, declarou o governador.

André também comentou sobre a condução da negociação feita com os professores da Rede Estadual de Ensino, afirmando que sempre é melhor o diálogo ao invés de uma discussão acirrada.

“Essa é uma prática que sempre adote essa prática na Prefeitura e no Governo do Estado. O diálogo resolve muitas coisas”, explicou o governador, acrescentando que enquanto foi prefeito, não houve nenhuma greve, apenas uma paralisação de um dia dos médicos, logo resolvida, e nestes mais de seis anos no Estado também não houve greve entre os servidores.

Além do governador, também participaram da solenidade no auditório da Fetems, em Campo Grande, líderes sindicais, a secretária estadual de Educação, Nilene Badeca, e o deputado estadual Pedro Kemp (PT).

Mais planejamento – Para o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli, a chegada de mais professores possibilita que haja um planejamento mais qualificado de aulas, podendo aumentar a hora-atividade.

“Os professores terão mais tempo para planejamento de aulas na própria escola e não vão precisar levar serviço para casa. Com esse melhor aproveitamento, o rendimento dos professores tende a aumentar, e a educação só tem ganhar porque isso tudo reflete direto na sala de aula”, explica Roberto Magno.

Os detalhes sobre as vagas serão publicados em edital no Diário Oficial do Estado (DOE). Neste concurso as provas serão realizadas nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Naviraí e Dourados. Os candidatos devem observar os locais da prova e escolher os municípios com as vagas a que pretende concorrer.

Nos siga no Google Notícias