ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assomasul diz que não opinará sobre partilha do ICMS

Redação | 02/12/2009 17:09

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira (PSDB), de Terenos, garantiu que o movimento de grupo de prefeitos em torno de mudança nos critérios de divisão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é voluntário e que a liderança não é da entidade.

Pereira disse que a Assomasul não pode tomar partido no movimento, marcando posição favorável a movimentos de interesse restrito, a não ser que englobe a totalidade das prefeituras sul-mato-grossenses.

Apesar disso, Pereira disse que não pode impedir que os prefeitos interessados nesse tema se reúnam na sede da entidade, uma vez que a entidade é de todos os associados.

"As portas da Assomasul estão abertas a qualquer prefeito, o espaço pertence a todos, não podemos impedir que uma reunião, independente do interesse, seja realizada", justificou Beto Pereira, que não participará do encontro.

O presidente da Assomasul refere-se à comissão formada pelos prefeitos de Aquidauana, Fauzi Sulleiman (PMDB); Bataguassu; João Carlos Lemes (PT) e Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira (PPS), que tenta o apoio da Assembléia Legislativa para alterar a forma de distribuição proporcional do imposto.

ICMS - As mudanças defendidas pelos prefeitos seriam no critério de cota igualitária, que passaria de 7% para 12%. Para o aumento da cota igualitária, o ICMS Ecológico cairia de 5% para 2% e o critério de receita própria passaria de 3% para 1%.

Pela proposta, 60 prefeituras seriam beneficiadas com as alterações previstas no documento protocolado na Assembléia Legislativa em agosto deste ano, enquanto que 18 teriam perdas na arrecadação.

Nos siga no Google Notícias