ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Audiência vai debater prevenção contra suicídios de jovens em MS

Evento deve contar com autoridades na área de saúde, entidades e poder público

Leonardo Rocha | 07/09/2018 13:37
Evento vai ocorrer no plenário da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Evento vai ocorrer no plenário da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

A Assembleia Legislativa vai organizar na semana que vem, uma audiência publica para tratar de prevenção de suicídios em Mato Grosso do Sul, principalmente envolvendo jovens e adolescentes. A intenção é discutir o tema que já se tornou preocupação de saúde pública, devido ao aumento de ocorrências, precisando de medidas imediatas do poder público.

O evento vai ocorrer na próxima quarta-feira (12), a partir das 14h, no plenário da Assembleia. A intenção é convidar além de representantes da sociedade civil, entidades que tratam do tema, pessoal de saúde pública, poder público e outras instituições que podem colaborar com o assunto.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) destacou que no Brasil o suicídio já é a quarta maior causa de morte entre homens jovens, sendo que Mato Grosso do Sul apresenta números alarmantes, com um índice que é de 13,3 a cada 100 mil habitantes, enquanto que a média nacional está em 8,7 (suicídios) com este mesmo parâmetro.

De acordo com a parlamentar, no ano passado o Corpo de Bombeiros de Campo Grande atendeu 925 tentativas de suicídio. Pelo menos metade desse total era de crianças e jovens entre 10 e 19 anos. “Entramos no mês de setembro, momento de reflexão para um problema preocupante que é o suicídio. Só podemos vencer com o rompimento do silêncio, pois o suicídio ainda é tabu para muitos e prevenir é a melhor saída”, disse a deputada.

Um dos temas importantes nesta discussão são os casos de depressão que têm aumentado entre os jovens e precisam de uma atenção maior tanto das autoridades, como dos pais e comunidade escolar, para identificar estudantes e jovens que apresentar sinais de problemas ou mudar o comportamento.

Nos siga no Google Notícias