A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

07/09/2018 13:37

Audiência vai debater prevenção contra suicídios de jovens em MS

Evento deve contar com autoridades na área de saúde, entidades e poder público

Leonardo Rocha
Evento vai ocorrer no plenário da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)Evento vai ocorrer no plenário da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

A Assembleia Legislativa vai organizar na semana que vem, uma audiência publica para tratar de prevenção de suicídios em Mato Grosso do Sul, principalmente envolvendo jovens e adolescentes. A intenção é discutir o tema que já se tornou preocupação de saúde pública, devido ao aumento de ocorrências, precisando de medidas imediatas do poder público.

O evento vai ocorrer na próxima quarta-feira (12), a partir das 14h, no plenário da Assembleia. A intenção é convidar além de representantes da sociedade civil, entidades que tratam do tema, pessoal de saúde pública, poder público e outras instituições que podem colaborar com o assunto.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) destacou que no Brasil o suicídio já é a quarta maior causa de morte entre homens jovens, sendo que Mato Grosso do Sul apresenta números alarmantes, com um índice que é de 13,3 a cada 100 mil habitantes, enquanto que a média nacional está em 8,7 (suicídios) com este mesmo parâmetro.

De acordo com a parlamentar, no ano passado o Corpo de Bombeiros de Campo Grande atendeu 925 tentativas de suicídio. Pelo menos metade desse total era de crianças e jovens entre 10 e 19 anos. “Entramos no mês de setembro, momento de reflexão para um problema preocupante que é o suicídio. Só podemos vencer com o rompimento do silêncio, pois o suicídio ainda é tabu para muitos e prevenir é a melhor saída”, disse a deputada.

Um dos temas importantes nesta discussão são os casos de depressão que têm aumentado entre os jovens e precisam de uma atenção maior tanto das autoridades, como dos pais e comunidade escolar, para identificar estudantes e jovens que apresentar sinais de problemas ou mudar o comportamento.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions