A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/06/2013 16:26

Bernal faz ofensiva para TCE não abrir o caminho rumo à cassação

Zemil Rocha e Leonardo Rocha
Bernal protocolando entrega de dôssie de defesa no Tribunal de Contas (Foto: Cleber Gellio)Bernal protocolando entrega de dôssie de defesa no Tribunal de Contas (Foto: Cleber Gellio)

Por temer um julgamento desfavorável, que pode abrir processo de cassação na Câmara de Campo Grande, o prefeito Alcides Bernal (PP) partiu para o ofensiva esta tarde, levando ampla documentação aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele tenta comprovar que agiu dentro da legalidade nos remanejamentos de verbas orçamentárias, que já somam mais de R$ 50 milhões nos primeiros cinco meses do ano. O TCE deve encerrar na primeira quinzena deste mês a Inspeção Extraordinária que analisa, além das transferências de verbas orçamentárias, as contratações emergenciais, como a de combustíveis.

Nesta tarde, acompanhado do secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vanderlei Ben Hur da Silva, o prefeito da Capital reuniu-se com todos os conselheiros na sede do TCE para apresentar um dossiê contendo todos os atos sobre abertura de crédito suplementar, decretos e a Lei Orçamentária Anual de 2013.

Aos conselheiros, Bernal garantiu que fez tudo de acordo com a lei e disse que não houve “má-fé” nas transferências de recursos orçamentários. “Trouxe o Ben Hur para apresentar os documentos e esclarecer qualquer dúvida dos conselheiros do Tribunal de Contas. Em nenhum momento houve má-fé da prefeitura”, afirmou o prefeito, no final a reunião. “Ben Hur é professor em contabilidade e não cometeria erro tão primário desse”, acrescentou.

Alcides Bernal ponderou, ainda, que dentro da própria Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara há “dúvidas sobre a suplementação”, motivo pelo qual o relatório da oitiva com os secretários municipais foi encaminhada ao Tribunal de Contas. “A suplementação foi feita de forma legal e ainda não atingiu os 5% do limite da Lei Orçamentária, não precisando de autorização da Câmara enquanto esse limite não for atingido”, insistiu o prefeito.

À imprensa, o secretário Wanderlei Ben Hur disse que trouxe, além dos atos da prefeitura, estudos dos últimos dois anos em relação ás decisões e posições adotadas pelo TCE quando tratou da suplementação orçamentária. Argumentou que fez comparativo com decisões de outros tribunais de contas para mostrar que a Prefeitura de Campo Grande seguiu a mesma regra considerada correta. “Espero que nessa primeira quinzena, quando ficar pronto relatório da Inspeção Extraordinária, o Tribunal de Contas siga o procedimento dos outros tribunais”, afirmou Ben Hur.

Durante a reunião com Bernal, os conselheiros do TCE se mantiveram imparciais e não anteciparam o voto sobre a Inspeção Extraordinária. No final do encontro, o presidente do Tribunal, Cícero de Souza, não quis falar com os jornalistas, avisando, através da assessoria de imprensa, que só vai se pronunciar quando o relatório da inspeção ficar pronto.

 



É Bernal, fiz campanha a teu favor sem ao menos receber um centavo, me arrependo completamente disso, pensei que haveria mudança, realmente houve porém para pior, você fala que é evangélico e temente a DEUS, mas não aprendeu a forma correta de administrar com JESUS, teus defensores não entende de politica ou são assessores pagos para ficar defendendo-o, quando JESUS veio a terra em momento algum centralizou tua missão a si próprio, por isso que ele escolheu 12 apóstolos, fez isso justamente para dividir responsabilidades e olha que ELE foi 100% DEUS na terra, outra lição que você deveria levar durante tua vida é o exemplo DELE, pois quando se tem poder não é para humilhar teus funcionários e pessoas ao redor, e sim, para ser humilde, correto e ajudar os pobres. Coisa que você não faz.FORA
 
Leandro Fernando em 12/09/2013 22:54:39
PARABÉNS PELA MUDANÇA ELEITORES!!! O que estava ótimo ficou péssimo! Campo Grande estacionou! FORA BERNAL!
 
Carolina Silva em 05/06/2013 16:15:05
é bernal! pelos comentários aqui citados sua imagem está abaixo de 50% .alguma coisa saiu errado.ou é a oposição,ou a mídia em geral ,ou a população né.um dos três estão contra você. veneravel colega..
 
soares pereira em 05/06/2013 15:36:51
O prof. Wanderley Ben Hur é dos melhores professores da cadeira de Ciências Contábeis, o qual foi meu professor, com toda certeza ele não cometeria tal erros, para reforçar o suplementação orçamentaria está dentro da Lei Orçamentaria. Gostaria que os nobres vereadores estudem a lei orçamentaria, porque estão provando a falta de conhecimento total, alias, estão provando a falta de capacidade de ser vereadores, agora, solicitar devolução de gastos enquanto estavam de férias, isso sim e falta de ...
Solicitar manifestação do TCE foi a assinatura de atestado de burrice dos vereadores e eu pergunto. Para que serve TCE?
 
Guilherme Ascurra Filho em 05/06/2013 14:27:07
PELO BEM DA CAPITAL, FORA BERNAL!!!
 
Felizarda Lacerda em 05/06/2013 13:56:12
E ISSO AI BERNAL !! POE A CASA EM ORDEM !! MOSTRA PRA ESSES PARASITAS
QUE SUGAM A TANTO TEMPO NAS TETAS QUE O LEITE SECOUUUUUU !!!
NADA COMO TRABALHAR EM UM AMBIENTE SEM ESSES SANGUE-SUGAS !!
MOSTRA PRA ELES POR QUE VOCE FOI ELEITOOOO !! EM NOME DE NOSSO
SENHOR JESUS CRISTO !!!!
 
sergio calixto em 05/06/2013 13:01:27
Estamos com você???? Eu não estou e nunca vou estar do lado. Que administração é essa??? Por favor, me fale algo que este Prefeito, já fez?? Todos os dias noticias, de entrega de materiais escolares atrasada, não tem comida em CEINFS, Servidores insatisfeitos, fora outras coisas...
 
Juliana Baptista em 05/06/2013 12:07:51
"É um professor de contabilidade, não cometeria um erro tão primário" só tenho visto erros nas folhas de pagamento sou gm e até agora o salario base é de R$ 635,00 de quem será q é a culpa hen ou seria má fé?
 
aureliano sousa em 05/06/2013 11:13:39
o bernal é o cara !!! e por favor " DEIXEM O CARA TRABALHAR "
 
marcos yule em 05/06/2013 11:07:37
Incomoda não sei quem, em ver um bom trabalho. Avante Bernal!!!!!
 
nilo papito em 05/06/2013 10:17:59
força Bernal você vai ser o melhor prefeito de Campo grande - MS
 
anibal lemes xavier em 05/06/2013 09:48:58
Me decepcionei com esse prefeito concordo com o comentário do Paulo... "Joguei meu voto na latrina votando nesse homem."
 
Dayane Movier em 05/06/2013 08:00:28
Por mais que o prefeito esteja mau assessorado, ainda acho que fizemos o melhor em tirar o reinado do poder. Caso seja afastado, o Vice assume, com tanto que jamais volte ao que era.
 
luiz alves em 05/06/2013 07:49:58
Atenção TCE estamos rumo ao novo Mato Grosso do Sul!!!
 
Gracyella Galhardo em 05/06/2013 07:42:39
É Bernal como voce disse não houve ma fé da Prefeitura e sim de você a prefeitura e uma empresa e voce o dono (então a má fé e sua )
 
eraldo afonso bento em 05/06/2013 07:21:20
Porque só agora que a corda esta arrebentando que ele tv a humildade de procurar os conselheiros do tribunal, alguma coisa ha, este prefeito fala demais e age muito pouquinho esta na hora de começar a trabalhar BERNAL, CHEGA DE DESCULPA entra no dialogo com a câmera e comece a trabalhar pq está batalha vc não vai ganhar, vc esta se afundado sozinho nem a sua base aliada quer ir com vc.
 
Marcos Alves em 04/06/2013 20:49:48
Fico pensando é nos cidadãos que trabalham para essas Empresas que possuem contratos com a PMCG.
Pois enquanto isso ele sacrifica os pais de famílias que trabalham para as empresas que prestam serviços para o Município de Campo Grande, fazendo com que fiquem com os orçamentos apertados, as vezes até mesmo atrasando os salários desses funcionários, por que o Senhor Prefeito tem deduzido as irregularidades nos Contratos.
Fez transferências de verbas orçamentárias referente as contratações emergenciais, sendo que já tem fornecedores para prestar este tipo de serviço, é uma pouca vergonha as alegações feita por este gestor.
 
Suzana Maroli em 04/06/2013 19:37:12
É isso ai Bernal estamos com você , não é por força que a oposição vai ganhar o poder, vamos tirar deles também o governo do estado nas próximas eleições.
 
claudio salina em 04/06/2013 18:06:47
Esse tem que o ''prefeito ''perde se defendendo das coisas erradas que ele faz, poderia estar gastando trabalhando por melhorias na cidade que esta jogada as traças, joguei meu voto na latrina votando nesse homem,