ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Bernal também propõe à Câmara mudança na área de Defesa Civil

Zemil Rocha | 09/05/2013 19:10

No bojo do projeto de reorganização da estrutura básica da Prefeitura de Campo Grande, com objetivo principal de criar as Secretarias Municipais da Juventude e de Políticas para as Mulheres, encaminhado hoje à Câmara, o prefeito Alcides Bernal está propondo a mudança do nome da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) para Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), inclusive com a competência de opinar sobre a necessidade ou não de decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

A proposta é apresentada no momento em que Campo Grande está superando “situação de emergência”, decretada pelo prefeito Alcides Bernal em razão da epidemia de dengue. Dados da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados hoje, revelam que em razão da doença a Capital teve 11 pessoas mortas e 43 mil casos.

O projeto de lei prevê para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil a função de propor medidas para reduzir os riscos de desastres e calamidades. São também de sua alçadas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação na cidade para impedir ou superar esses episódios emergenciais.

Não há alteração no projeto envido por Bernal de vinculação do novo órgão, que continuará integrando a estrutura da Secretaria de Governo. A Lei 4851, de 1º de junho de 2010, transferiu o órgão criado dentro da estrutura da Guarda Municipal da Secretaria de Administração (Semad) para a Secretaria de Governo (Segov).

Com o projeto, Bernal dá apenas uma nova denominação ao órgão de defesa civil e muda a "roupagem" muito em função de ter escolhido um bombeiro para chefiar a Guarda Municipal, o coronel Jonnys Cabreira Lopes.

Nos siga no Google Notícias