ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 23º

Política

Bolsonaro aparece em 1º lugar para presidente, aponta pesquisa

Levantamento estimulado não colocou como opção o ex-presidente da República, Lula

Mayara Bueno | 31/07/2018 10:18

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta que, se a eleição fosse hoje, Jair Bolsonaro (PSL-RJ) venceria a disputa para presidente da República com 23,6% dos votos. Também chama atenção o percentual de quem não votaria em nenhuma das opções, 24,7% dos que responderam a consulta.

Os eleitores questionados foram submetidos à pesquisa estimulada, ou seja, quando são colocados nomes de possíveis candidatos e a pessoa escolhe uma das opções.

Neste cenário, Marina Silva (Rede) teria 14,4% da preferência, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 10,7% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 7,8%. Álvaro Dias (Podemos) surge em 5º com 5%; Fernando Haddad (PT), 2,8%; Manuela D´Ávilla (PC do B), 1,7%; Henrique Meirelles (MDB), 1,1%; Guilherme Boulos (PSOL) e João Amoêdo (Novo), com 1%, cada um.

Somou 0,8% Levy Fidelix (PRTB), enquanto Paulo Rabello de Castro (PSC) e Vera Lúcia (PSTU) ficaram com 0,4%, cada um dos candidatos. Os que não sabem em quem votar representam 4,7%.

Em outro aspecto, foi incluído o nome do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Se a eleição fosse hoje, Lula seria o novo presidente do País, com 29% da preferência do eleitor brasileiro. Bolsonaro vem com 21,8% e, em seguida, Marina Silva, com 9,2%.

Avaliação - A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre a administração do atual presidente da República, Michel Temer (MDB). O índice de desaprovação chegou a 87,4% e quem aprova soma 9,1%. Não sabe ou não opinaram, 3,6%.

Para chegar a estes percentuais, o levantamento perguntou se a gestão está "ótima, boa, regular, ruim ou péssima?" e, se de uma maneira geral, os eleitores aprovam ou desaprovam a administração até o momento.

O levantamento ouviu 2.240 eleitores nos 26 estados e Distrito Federal e em 170 cidades brasileiras entre 25 a 30 de julho de 2018. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00884/2018.

Arte: Ricardo Oliveira
Arte: Ricardo Oliveira
Nos siga no Google Notícias