ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Bombeiros civis querem atuar em grandes eventos e estabelecimentos

Projeto de Lei a ser votado, prevê obrigatoriedade na contratação de bombeiros civis em locais com alto fluxo de pessoas

Alberto Dias | 26/04/2016 13:24
Bombeiros Civis no auditório da Câmara Municipal nesta terça-feira (26). (Foto: Alberto Dias)
Bombeiros Civis no auditório da Câmara Municipal nesta terça-feira (26). (Foto: Alberto Dias)

Bombeiros civis foram à Câmara Municipal nesta terça-feira (26) pedir que estabelecimentos e grandes eventos sejam obrigados a contratar seus serviços para garantir, desta forma, que todas as exigências de segurança sejam cumpridas. Na tribuna, o representante da categoria, Robson Amorim, explicou que Campo Grande conta com 500 bombeiros civis certificados, sendo que apenas 150 estão atuando, a maioria nos shoppings e calls center de empresas de telefonia.

Segundo ele, a realidade já começa a mudar no interior de Mato Grosso do Sul. Em Corumbá, a regulamentação foi aprovada na Câmara Municipal e a mineradora Vale é uma das empresas que já conta com este serviço, também abraçado pelas fábricas de celulose de Três Lagoas, a 340 quilômetros da Capital. Nestes locais, os bombeiros civis são responsáveis pelos serviços de prevenção a incêndios, checagem dos sistemas de segurança e extintores, portas corta-fogo e, se necessário, combate a incêndios em fase inicial, além de retirada de pessoas e primeiros socorros.

“A expectativa é que tais serviços sejam obrigatórios também condomínios de grande fluxo, casas noturnas, hospitais, clubes e balneários, prédios públicos, hipermercados, grandes lojas de departamentos, indústrias e eventos com mais de 500 pessoas”, explicou o Robson Amorim, que atua como bombeiro civil e advogado. Para avaliar o grau de risco para cada local, explicou ele, existe a norma 14608 da ABNT NBR, de 2007. Robson lembrou ainda do caso recente em que uma máquina de refrigerantes explodiu no Shopping Campo Grande e os bombeiros civis entraram em ação.

O Projeto de Lei (490/2016) foi apresentado pelo vereador Ayrton Araújo (PT) e está previsto para ser votado pelos demais parlamentares na sessão de 5 de abril, após reunião que deve debater o assunto na próxima sexta-feira (29), na casa de leis. Porém, a questão é antiga e já foi apresentada pelo então vereador Paulo Pedra. À época, esbarrou em parlamentares contrários, que acreditam tratar-se de um gasto desnecessário por parte das empresas. Entre os que se já se declararam a favor do projeto estão Alex do PT, Paulo Siufi (PMDB) e Roberto Durães (PSC).

A profissão - Em Campo Grande, novos bombeiros civis são formados por três escolas técnicas, com carga horária de 220 horas, e os salários chegam a R$ 1.600, em regime de escala de 12h por 36h. A profissão foi regulamentada em 2009, pela lei federal 11901 e cabe aos bombeiros militares a fiscalização dos serviços dos bombeiros civis.

Nos siga no Google Notícias