A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Agosto de 2017

23/07/2017 14:51

Cadastro de pedófilos aguarda apenas sanção do governo para funcionar

Proposta foi aprovada na Assembleia em duas votações

Leonardo Rocha
Projeto do deputado Coronel David (centro) foi aprovado na Assembleia, e aguarda apenas sanção (Foto: Victor Chileno/ALMS)Projeto do deputado Coronel David (centro) foi aprovado na Assembleia, e aguarda apenas sanção (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O projeto para criação do cadastro estadual de pedófilos, falta apenas a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para começar a funcionar em Mato Grosso do Sul. A proposta de autoria do deputado Coronel David (PSC), prevê a divulgação à população de nome, foto e informações sobre as pessoas condenadas por este crime.

Este cadastro organizado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) poderá ser verificado pelos cidadãos, que teriam acesso a determinadas informações, outras seriam restritas para monitoramento dos agentes de segurança.

O controle com dados pessoais completos, foto e características físicas, circunstâncias e local em que o crime foi praticado, endereço atualizado, histórico de crimes, entre outras informações seriam mais um "mecanismo de prevenção" utilizado pelo Estado, contra crimes sexuais de crianças e adolescentes.

O autor da proposta explica que haverá senhas de acesso para chegar às informações mais específicas dos crimes. "Esse cadastro será responsabilidade da Sejusp, que vai fazer o controle para saber onde eles estão, onde moram, nome, foto e informações dos pedófilos. A ideia é que algumas informações estejam disponíveis para o cidadão comum".

O projeto foi aprovado na última semana, antes do recesso, com tranquilidade na Assembleia, com vários discursos elogiando a iniciativa do deputado, como de Mara Caseiro (PSDB), que afirmou que como "não tem pena de morte" no Brasil, este cadastro poderia amenizar a situação, assim como Lídio Lopes (PEN), que defendeu a "castração de pedófilos", para conter os casos.

"Espero agora que seja sancionado, pois seria mais um instrumento de proteção às famílias". David disse que entrou em contato com a Sejusp e lhe informaram que já existe um sistema que armazena tais informações, restando apenas o pedido para Justiça em relação aos nomes dos condenados.

 

O secretário estadual de Justiça, José Carlos Barbosa, disse que já existe controle sobre estes dados (Foto: Arquivo)O secretário estadual de Justiça, José Carlos Barbosa, disse que já existe controle sobre estes dados (Foto: Arquivo)

Controle - O secretário estadual de Justiça, José Carlos Barbosa, disse ao Campo Grande News, que a Sejusp já dispõe deste controle, com dados e informações importantes para os agentes de segurança, mas que pretende conhecer melhor o projeto.

Ele ponderou que sobre a divulgação de nomes, fotos e endereços para população, é necessário uma avaliação legal. "Vou analisar com calma, até para saber se é constitucional a divulgação de tais informações", concluiu.

Tragédia - Na noite do dia 25 de junho, o pequeno Kauan Andrade Soares dos Santos, de 9 anos, foi levado por um adolescente até a casa de um homem, no Coophavilla. Lá, o suspeito começou a estuprar o garoto, mas como Kauan se debatia, ele pediu para o adolescente segurar as mãos da criança enquanto ele tapava a boca do menino com a mão.

Minutos depois, Kauan parou de se debater e começou a sangrar pela boca. "Por volta de 1h do dia 26 de junho, o adolescente e o homem colocaram o corpo do menino em um saco preto e jogaram no rio Anhanduí", contou o delegado Paulo Sérgio Lauretto, em coletiva.

No sábado (22) o Corpo de Bombeiros encontrou no rio Anhaduí, um pedaço de saco plástico preto, com fios de cabelo, mas só após exames que poderá ser confirmado se realmente os cabelos são do menino

O homem está preso preventivamente por estupro de vulnerável e exploração sexual. Além de prisão em flagrante por armazenamento das imagens.

Câmara vai homenagear 84 pessoas em sessão do aniversário de 118 anos
A Câmara Municipal de Campo Grande vai homenagear 84 pessoas em sessão solene na próxima quarta-feira (dia 23). Na ocasião, a partir das 19h, serão ...
Moreira Franco: MP das Rodovias dará segurança jurídica e resolverá problemas
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, afirmou que a MP das Rodovias vai garantir condições de investimento nas concessões at...
Puccineli quer candidato de consenso a presidência do PMDB em MS
Só se for sem disputa. É assim que o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), quer disputar o comando da legenda no Estado, nas ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions