ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Câmara aprova obrigação de Bernal explicar "contratos emergenciais"

Zemil Rocha | 14/05/2013 19:32
Cãmara aprovou o projeto de Elizeu por unanimidade (Foto: Marcos Ermínio)
Cãmara aprovou o projeto de Elizeu por unanimidade (Foto: Marcos Ermínio)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou quatro projetos na sessão ordinária dessa terça-feira (14), um deles, em regime de urgência, que dispõe sobre a obrigatoriedade de encaminhamento aos vereadores de cópia integral dos contratos emergenciais firmados pelo município de Campo Grande. O projeto, de autoria do verador Elizeu Dionízio (PSL), aprovado por unanimidade, foi uma reação à onda de contratações emergenciais neste começo de gestão do prefeito Alcides Bernal (PP).

Caso o projeto seja sancionado, Bernal passará a ter que encaminhar cópia integral dos contratos emergenciais firmados pelo município de Campo Grande à Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, explicando os motivos. Havendo veto do prefeito, a matéria volta à Câmara, que ponde mantê-lo ou derrubá-lo. Esta última possibilidade é mais provável, em razão do progressista ter bancada governista amplamente minoria (só 7 dos 29 vereadores).

Elizeu Dionizio explica que, com a aprovação deste projeto, os vereadores não precisarão mais ficar encaminhando requerimentos ao prefeito, solicitando informações dos contratos que estão sendo fechados. “Assim passa a ser obrigação do Executivo e poderemos ter acesso sem nenhuma burocracia a todos esses documentos para analisarmos a real necessidade. Afinal o papel do parlamentar é de agente fiscalizador”, argumentou o vereador.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) percebeu a “epidemias” de contratos emergências na gestão do prefeito Alcides Bernal e já até aprovou a realização de Inspeção Extraordinária para averiguar atos financeiros do Executivo municipal. Em relatório preliminar, já foi concluído que houve irregularidade em pelo menos um desses contratos emergenciais, o da compra de gasolina, firmado sem licitação com o Posto Emanuele Ltda por seis meses, no valor 855 mil. A anulação da licitação anterior acabou sendo seguida pela ausência de impessoalidade na escolha do fornecedor, segundo esse relatório.

Concomitantemente ao TCE, o Ministério Público Estadual também abriu uma série de procedimentos investigatórios em razão de contratos emergenciais e outras denuncias de irregularidades. A própria Câmara convocou secretários municipais de Bernal para esclarecer, entre outros temas, essas contratações.

Mais três projetos – Durante a sessão desta terça-feira, os vereadores também aprovaram outros três projetos de lei. Em regime de urgência, com única discussão, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 1.220/13, de autoria do vereador Paulo Siufi, que outorga o Prêmio Papa João Paulo II a várias personalidades.

A Câmara aprovou ainda, recorrendo mais uma vez ao regime de urgência, o Projeto de Resolução nº 233/13, de autoria da Mesa Diretora, que fixa a data de 22 de maio para a realização de Sessão Itinerante da Câmara Municipal, na Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul - FIEMS.

A terceira matéria aprovada, em única votação, foi o Projeto de Resolução n° 222/13, de autoria do vereador Carlão, que dispõe sobre a comemoração do Dia do Fotógrafo na Câmara.

Nos siga no Google Notícias