A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

14/05/2013 19:32

Câmara aprova obrigação de Bernal explicar "contratos emergenciais"

Zemil Rocha
Cãmara aprovou o projeto de Elizeu por unanimidade (Foto: Marcos Ermínio)Cãmara aprovou o projeto de Elizeu por unanimidade (Foto: Marcos Ermínio)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou quatro projetos na sessão ordinária dessa terça-feira (14), um deles, em regime de urgência, que dispõe sobre a obrigatoriedade de encaminhamento aos vereadores de cópia integral dos contratos emergenciais firmados pelo município de Campo Grande. O projeto, de autoria do verador Elizeu Dionízio (PSL), aprovado por unanimidade, foi uma reação à onda de contratações emergenciais neste começo de gestão do prefeito Alcides Bernal (PP).

Caso o projeto seja sancionado, Bernal passará a ter que encaminhar cópia integral dos contratos emergenciais firmados pelo município de Campo Grande à Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, explicando os motivos. Havendo veto do prefeito, a matéria volta à Câmara, que ponde mantê-lo ou derrubá-lo. Esta última possibilidade é mais provável, em razão do progressista ter bancada governista amplamente minoria (só 7 dos 29 vereadores).

Elizeu Dionizio explica que, com a aprovação deste projeto, os vereadores não precisarão mais ficar encaminhando requerimentos ao prefeito, solicitando informações dos contratos que estão sendo fechados. “Assim passa a ser obrigação do Executivo e poderemos ter acesso sem nenhuma burocracia a todos esses documentos para analisarmos a real necessidade. Afinal o papel do parlamentar é de agente fiscalizador”, argumentou o vereador.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) percebeu a “epidemias” de contratos emergências na gestão do prefeito Alcides Bernal e já até aprovou a realização de Inspeção Extraordinária para averiguar atos financeiros do Executivo municipal. Em relatório preliminar, já foi concluído que houve irregularidade em pelo menos um desses contratos emergenciais, o da compra de gasolina, firmado sem licitação com o Posto Emanuele Ltda por seis meses, no valor 855 mil. A anulação da licitação anterior acabou sendo seguida pela ausência de impessoalidade na escolha do fornecedor, segundo esse relatório.

Concomitantemente ao TCE, o Ministério Público Estadual também abriu uma série de procedimentos investigatórios em razão de contratos emergenciais e outras denuncias de irregularidades. A própria Câmara convocou secretários municipais de Bernal para esclarecer, entre outros temas, essas contratações.

Mais três projetos – Durante a sessão desta terça-feira, os vereadores também aprovaram outros três projetos de lei. Em regime de urgência, com única discussão, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 1.220/13, de autoria do vereador Paulo Siufi, que outorga o Prêmio Papa João Paulo II a várias personalidades.

A Câmara aprovou ainda, recorrendo mais uma vez ao regime de urgência, o Projeto de Resolução nº 233/13, de autoria da Mesa Diretora, que fixa a data de 22 de maio para a realização de Sessão Itinerante da Câmara Municipal, na Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul - FIEMS.

A terceira matéria aprovada, em única votação, foi o Projeto de Resolução n° 222/13, de autoria do vereador Carlão, que dispõe sobre a comemoração do Dia do Fotógrafo na Câmara.

 

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...


Gostaria de dizer a estes 30 senhores, os 29 da camara mais o prefeitos que nós, a população de Campo Grande os elegemos para que trabalhem pelo nosso bem e não para ficarem com esta novela que ja deu nojo em todos na cidade. Está na hora de agirem como adultos e responsaveis pelos cargos que ocupam. Em respeito a todos votos que voces tiveram solicitamos que parem com esta palhaçada e trabalhem justificando os a confiança depositada em voces pela população. Não estamos pedindo nada a mais do que estes senhores são pagos pra fazer. NAO INTERESSA A NINGUEM ESTA PICUINHA ENTRE VOCES. ACORDEM !!!!!
 
Jose Batista em 15/05/2013 09:57:21
Vamos ficar atentos a esses vereadores raposas. Eles não pensam em aprovar nada que benificie o povo, estão interessado é no poder. Raposa defende raposa. O que podemos esperar desse grupo? Mas, saibam que não faltam nem quatro anos para a próxima eleição. Precisamos banir com esses sujeitos . Vamos colocar pessoas interessadas em trabalhar pela cidade, pelas pessoas. O que essas raposas fizeram até agora? nada. É uma lástima!
 
VALDIR PERSONA em 15/05/2013 09:38:47
* ESSES DIAS , ESTIVE NA CAMARA DOS VEREADORES E ME DECEPCIONEI , APENAS 15 DOS 29 VEREADORES SE ENCONTRAVAM NO LOCAL ! MAIS EU ME PERGUNTO NÃO SAO 29 VEREADORES ? VAMOS BOTAR ESSE POVO PRA TRABALHAR
 
ANTONIO SILVA em 15/05/2013 09:32:18
Tem vereadores novatos só de mandato,porque de marionetes são macacos velhacos, estamos de olho em vocês, cuidado pra não virar catapora só da uma vez.
 
joao braz em 15/05/2013 09:25:39
a camara esta comparada a um circo , e nos eleitores somos a platéia, mas tem um diferencial,essa mesma platéia daqui 4 anos trocam os palhaços ou deixam lá nas apresentaçoes e projetos que nao alimenta e nao traz dignidade a nenhuma das nossas crianças da periferia.
 
janilson cavalcante em 15/05/2013 09:20:12
Engraçado, elegemos vereadores para nos representar e não para atormentar vida de prefeito. Deixem o Bernal trabalhar em paz, nunca houve esse tipo de comportamento da câmara em vinte anos de hegemonia do PMDB, isso só demonstra o quanto estão fragilizados. E outra, aprovar projetos que não dizem respeito a necessidade do povo?! Nós precisamos de saúde, de segurança, de educação, não de prêmios de classe. Vcs vereadores já diminuiram de 30 para 5% para o Bernal e não vão parar de perseguir o cara? Deixa ele trabalhar e trabalhem também pelo povo, e nós iremos vos reconhecer nas urnas de um jeito ou de outro. Enquanto vcs brigam na Câmara nossas necessidades aumentam.
 
Miriam Pereira em 15/05/2013 08:51:21
Sou favorável a projetos assim e o Excutivo tem que prestar conta, vem como o Legislativo também deve prestar conta a Sociedade de seus atos com dinheiro público.
 
luiz alves em 15/05/2013 08:09:27
Concordo plenamente,sobretudo que eles fiscalizem o executivo,mas ja esta na hora dos vereadores trabalharem em prol dos mais necessitados,ao inves de ficarem com picuinhas!!!
 
SIDNEI MENESES AQUINO em 15/05/2013 07:16:09
E O BERNAL???? continua sem fazer nada? ou fazendo coisas erradas por campo grande???? fora bernal fora
 
ely monteiro em 15/05/2013 05:06:02
noooosa ! muito eficientes, chego me emociono, e ganham R$15 mil !
 
joldmar c. silva em 14/05/2013 23:18:45
Pelos projetos aprovados concluo:Estamos mal de vereadores e falta de projetos de interesse do cidadão.
 
Almerindo de Oliveira em 14/05/2013 23:10:07
Premio papa João Paulo, Fiems, dia do fotógrafo....Convocação de Bernal para esclarecimentos....não mudou nada nesse início de semana..
 
Wagner Medeiros em 14/05/2013 23:00:54
Srs Vereadores não tem projetos melhores para aprovação. Que decepção!
 
CRISTINA PEREIRA em 14/05/2013 22:41:42
Grande projetos aprovados. Realmente de grande relevância para a população de Campo Grande.
 
Antonio Dalmeida em 14/05/2013 22:29:49
Os folgados dos vereadores(oposição) , querem só aparecer , o povo tá de olho , esperem e paguem para ver .....
 
zenóbio veiga da silva em 14/05/2013 20:25:27
Cambada de incompetentes, a população que projetos que vão de encontro aos anseios das mesmas. Parem com esta história de Monção e Condecoração. Vocês não foram eleitos para ficarem de brincadeiras.
 
José Fernandes de Moura em 14/05/2013 20:13:02
o mario cezar voce esta saindo de ruim a pior olha as proxima eleiçaoes
 
anisio dias guimaraes em 14/05/2013 20:04:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions