ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Com até mil atendimentos por dia, Caravana faz exames médicos em alunos

Entre 15% a 20% dos alunos da rede pública têm problema ou de visão ou de audição e mesmo assim, nunca passaram por exames para diagnósticos dos problemas.

Adriano Fernandes | 24/04/2018 18:10
Aluno passando por exame de visão, nesta primeira etapa do programa. (Foto: Chico Ribeiro)
Aluno passando por exame de visão, nesta primeira etapa do programa. (Foto: Chico Ribeiro)

Com uma media de até mil alunos atendidos por dia o programa Caravana da Saúde nas Escolas, segue proporcionando exames básicos, por vezes inéditos entre as crianças de escolas públicas do Estado. Como no caso da pequena Maria Sofia, de 9 anos.

Aluna do 5º ano, Escola Estadual São José, na Vila Rosa, em Campo Grande que nunca tinha feito exames de visão ou audição. “É a primeira vez que eu faço. É bom saber se está tudo bem com a nossa saúde”, disse. Nesta terça-feira (24),o governador Reinaldo Azambuja acompanhou a primeira etapa do programa na escola

“Entre 15% a 20% dos alunos da rede pública têm problema ou de visão ou de audição. Passando por esses exames, por essa triagem inicial, que nós fazemos hoje nesta manhã, vai para o exame específico. Aprofunda um pouco mais os exames específicos e quando no Dia D vamos disponibilizar ou óculos, ou aparelho auditivo. Isso com certeza vai dar um ganho a mais a esses alunos na rede”, ressaltou o governador.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), um em cada cinco alunos sofre algum problema visual como miopia, hipermetropia, estrabismo e outros fatores. Na idade escolar, os problemas de visão podem passar despercebidos e repercutir desfavoravelmente no aprendizado.

Dentre os alunos atendidos, nesta manhã (24), estavam os alunos do 4º ano, Vinicius Machado e Nicole Rebeca Caçador Garcia, ambos com 9 anos, e Isadora Marques Fabiane, 9 anos, do 5º ano, que também fizeram os exames da primeira etapa, onde são feitos triagem e diagnóstico. “É importante para ver se a saúde está bem”, falou Isadora.

Somente em Campo Grande, 42 mil alunos do 4º ao 7º ano serão beneficiados.

Passo a passo

A Caravana da Saúde nas Escolas tem duas etapas. Na primeira, é feita a triagem e o diagnóstico. Os exames são feitos em poucos minutos. Já na segunda, são realizados exames específicos e também os procedimentos.

A primeira etapa é dividida em seis fases:

Com até mil atendimentos por dia, Caravana faz exames médicos em alunos
Nos siga no Google Notícias