A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Julho de 2018

24/04/2018 18:10

Com até mil atendimentos por dia, Caravana faz exames médicos em alunos

Entre 15% a 20% dos alunos da rede pública têm problema ou de visão ou de audição e mesmo assim, nunca passaram por exames para diagnósticos dos problemas.

Adriano Fernandes
Aluno passando por exame de visão, nesta primeira etapa do programa. (Foto: Chico Ribeiro) Aluno passando por exame de visão, nesta primeira etapa do programa. (Foto: Chico Ribeiro)

Com uma media de até mil alunos atendidos por dia o programa Caravana da Saúde nas Escolas, segue proporcionando exames básicos, por vezes inéditos entre as crianças de escolas públicas do Estado. Como no caso da pequena Maria Sofia, de 9 anos.

Aluna do 5º ano, Escola Estadual São José, na Vila Rosa, em Campo Grande que nunca tinha feito exames de visão ou audição. “É a primeira vez que eu faço. É bom saber se está tudo bem com a nossa saúde”, disse. Nesta terça-feira (24),o governador Reinaldo Azambuja acompanhou a primeira etapa do programa na escola

“Entre 15% a 20% dos alunos da rede pública têm problema ou de visão ou de audição. Passando por esses exames, por essa triagem inicial, que nós fazemos hoje nesta manhã, vai para o exame específico. Aprofunda um pouco mais os exames específicos e quando no Dia D vamos disponibilizar ou óculos, ou aparelho auditivo. Isso com certeza vai dar um ganho a mais a esses alunos na rede”, ressaltou o governador.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), um em cada cinco alunos sofre algum problema visual como miopia, hipermetropia, estrabismo e outros fatores. Na idade escolar, os problemas de visão podem passar despercebidos e repercutir desfavoravelmente no aprendizado.

Dentre os alunos atendidos, nesta manhã (24), estavam os alunos do 4º ano, Vinicius Machado e Nicole Rebeca Caçador Garcia, ambos com 9 anos, e Isadora Marques Fabiane, 9 anos, do 5º ano, que também fizeram os exames da primeira etapa, onde são feitos triagem e diagnóstico. “É importante para ver se a saúde está bem”, falou Isadora.

Somente em Campo Grande, 42 mil alunos do 4º ao 7º ano serão beneficiados.

Passo a passo

A Caravana da Saúde nas Escolas tem duas etapas. Na primeira, é feita a triagem e o diagnóstico. Os exames são feitos em poucos minutos. Já na segunda, são realizados exames específicos e também os procedimentos.

A primeira etapa é dividida em seis fases:

Com até mil atendimentos por dia, Caravana faz exames médicos em alunos


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions