ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Com eleitor mais exigente, proposta pesa mais do que apoio, prevê cientista

Ludyney Moura | 06/10/2014 16:51
Para cientista político, apoio de Puccinelli terá importância menor nesta eleição que em anos anteriores (Foto: Marcelo Calazans)
Para cientista político, apoio de Puccinelli terá importância menor nesta eleição que em anos anteriores (Foto: Marcelo Calazans)

Tão logo teve a apuração do 1º turno das eleições para eleger o novo governador de Mato Grosso do Sul, os dois candidatos que permanecem na disputa definiram seu alvo, a saber, o apoio do PMDB.

Os candidatos Delcídio do Amaral (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB), que começaram o ano aliados e vão terminar 2014 como rivais, já cortejam o maior partido do Estado. Além de Nelsinho Trad, peemedebista que ficou em terceiro lugar na disputa com pouco mais de 217 mil votos, o atual governador André Puccinelli, principal liderança do PMDB, será cortejado pelos adversários.

O PMDB tem hoje, segundo o diretório estadual, 23 prefeitos, o que representa quase 30% dos municípios do Estado, além de 16 vice-prefeitos, quase 150 vereadores, seis deputados estaduais, três federais, um senador e o próprio governador.

Todavia, para o cientista político Eron Brum, mais importante que o apoio político que os candidatos podem receber, será o programa de governo que cada um deles vai apresentar, um instrumento que pode ser decisivo na escolha do eleitor.

“O que vai sensibilizar é o projeto de governo, não promessas, mas programas sobre como vão fazer, de que forma, de onde vão tirar os recursos. Isso vai provocar a migração de votos”, destaca o cientista.

Para Eron Brum, os candidatos que no 1º turno de forma uníssona prometeram, por exemplo, mais escolas de tempo integral, neste novo momento precisarão explicar ao sul-mato-grossense de onde vão tirar os recursos para construção de novas escolas, contratação de mais professores e onde serão construídas.

“O eleitor está mais exigente. Não dá para comparar eleitor de antes com o de agora. Os desmandos e escândalos na política do país o tornaram mais exigente”, declarou Brum.

Por fim, o cientista político acredita que a transferência de votos de candidato para candidato é complexa no país, uma vez que, para ele, o eleitor brasileiro vota na pessoa e não partido, com poucas exceções.

“A militância ainda é pequena, os partidos tem muito associados, mas a militância é pequena. Com o fim de comícios e shows, o candidato se distanciou ainda mais do eleitor. Por essa e uma série de outras razões a transferência de votos é complexa”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias