ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Política

Com futura ministra, Reinaldo obtém garantia de recuperação de ferrovia

Ferrovia que liga Corumbá a Santos (SP) deve ter aporte de R$ 5 bilhões por meio do PPI, que será mantido por Bolsonaro

Humberto Marques | 13/11/2018 15:47
Tereza Cristina e Reinaldo se reuniram com secretário de Coordenação de Projetos do PPI. (Foto: Divulgação)
Tereza Cristina e Reinaldo se reuniram com secretário de Coordenação de Projetos do PPI. (Foto: Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assegurou nesta terça-feira (13), durante reunião em Brasília, a inclusão da recuperação da ferrovia Malha Oeste –traçado da antiga Rede Ferroviária Federal–, com extensão de 1,9 mil quilômetros, no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal, a partir da prorrogação da concessão da Rumo Logística e compromisso de investimento de R$ 5 bilhões.

A garantia veio após reunião com a deputada federal Tereza Cristina (DEM), futura ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro (PSL), e Tarcísio Gomes de Freitas, secretário de Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do PPI. O programa, criado em 2016, será mantido na futura gestão federal, visando a ampliar e fortalecer a interação entre Estado e iniciativa privada via contratos de parceria e outras ações para desestatização.

Ao governador, Freitas explicou que o PPI, em sua primeira fase, priorizou a prorrogação das concessões de outras cinco malhas ferroviárias. “Os processos estão bem finalizados. O próximo passo é fazer a qualificação como prioritário da Malha Oeste e Malha Sul”, explicou. Essa próxima fase será dada no início de 2019, com a extensão do contrato com a Rumo, que “vai trazer os investimentos para recapacitar a linha”.

Reinaldo destacou que a revitalização da Malha Oeste vai viabilizar a Ferrovia Transamericana, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico por Mato Grosso do Sul –o que vai reduzir o custo de escoamento da produção.

“A Malha Oeste é fundamental. Com a inclusão da linha férrea como prioridade na primeira reunião do conselho do PPI, no próximo ano fica assegurado que a Rumo vai fazer investimentos, já que a ampliação da concessão estará atrelada à aplicação de recursos na linha férrea”, afirmou Reinaldo. O investimento para recuperação da ferrovia é estimado entre R$ 4,5 bilhões a R$ 5 bilhões, cujo retorno é previsto com a demanda para transporte de fertilizantes, grãos, líquidos e aço –inclusive com aumento da demanda. O atual termo de concessão termina em 2026.

A Malha Oeste, no Estado, vai de Corumbá a Três Lagoas, passando por Campo Grande e contando com um ramal, hoje desativado, entre a Capital e Ponta Porã –passando por Dourados e Maracaju. O corredor ferroviário chega a São Paulo, tendo como antigo ponto final a cidade de Bauru, de onde se estende a Santos (SP) pela antiga ferrovia Sorocabana. A Malha Sul, por sua vez, vai de São Paulo ao Rio Grande do Sul.

Nos siga no Google Notícias