ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Governador discute em Brasília acordo internacional para projeto de ferrovia

Governos do Brasil e da Alemanha assinarão acordo para atrair investimentos internacionais

Osvaldo Júnior | 21/03/2018 17:35
Governador Reinaldo Azambuja, que viaja nesta quinta-feira à Brasília (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
Governador Reinaldo Azambuja, que viaja nesta quinta-feira à Brasília (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

Projeto de recuperação e ampliação da ferrovia TransAmericana está na pauta da agenda do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em Brasília. Ele se reunirá nesta quinta-feira (22) com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para tratar sobre a assinatura de protocolo de intenções entre os governos do Brasil e da Alemanha, acordo que deve estimular o interesse de investidores internacionais.

A informação foi dada pelo titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente , Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck. “Amanhã [neste quinta-feira], o governador conversa com o ministro Quintella para assinarmos o acordo entre os ministérios [de Transporte] alemão e brasileiro. Com isso, podemos conseguir investidores estrangeiros”, afirmou.

Com os investimentos, a intenção é recuperar a ferrovia, que se encontra em situação precária, e fazer a ligação entre Santos (SP) e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). “Dormentes velhos, trilhos tortos, sem sinalização adequada”, enumera Verruck, descrevendo as condições da ferrovia.

Caso não apresentasse essa precariedade, a ferrovia poderia, por exemplo, permitir o escoamento de combustível do município de Paulínea (SP) para Mato Grosso do Sul. “Com isso, poderíamos tirar cerca de 600 caminhões das estradas. Mas para a ferrovia melhorar, é preciso investimentos”, afirmou Verruck.

O próprio secretário também terá agenda em Brasília referente à ferrovia. “Tenho reunião às 16h para tratar da inserção desse projeto na PPI [Programa de Parceiras de Investimentos]”, afirmou. Isso objetiva, de acordo com Verruck, criar visibilidade para atrair investidores internacionais.

TransAmericana – O projeto da Ferrovia TransAmericana é encabeçado pela Rumo, junto com a Ferrovia Oriental e Andina, o Hub Intermodal de Três Lagoas e a Transfesa, com apoio do governo do Estado.

De acordo com o governo, a ferrovia, que permite a integração do modal ferroviário brasileiro e boliviano, reduzirá em até 25 dias o trajeto percorrido pelas exportações sul-mato-grossenses.

Nos siga no Google Notícias