A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/12/2012 15:38

Com salário de R$ 20 mil para Bernal, folha municipal aumenta meio milhão

Fabiano Arruda

Com o reajuste de 31% indicado pelos vereadores nesta quinta-feira, o salário do prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), a partir de 2013, deve chegar de R$ 20,8 mil. O atual rendimento do chefe do Executivo Municipal é de R$ 15,8 mil.

Como o aumento do salário do prefeito também reajusta o rendimento mensal do vice-prefeito, dos 11 secretários municipais, de 52 auditores da Receita Municipal, além de pelo menos três médicos da rede pública de Saúde e outros dois servidores da Educação, o custo da folha do funcionalismo público da Capital deve ficar cerca de meio milhão mais cara a partir do ano que vem.

O projeto que trata da modificação no salário do prefeito será votado amanhã (21) na última sessão do ano na Câmara Municipal. O índice de 31% foi definido nesta manhã em consenso entre os parlamentares.

Eles tiveram que colocar a matéria na pauta hoje para haver tempo regimental e colocar o texto para votação nesta sexta-feira. Como o Executivo não enviou a mensagem sobre o assunto, a Câmara utilizou da prerrogativa de criar um decreto legislativo.

Isso porque servidores da Receita do município voltaram à Câmara nesta quinta. Eles pressionam que o salário do prefeito seja reajustado sob o argumento de que estão com os vencimentos congelados desde 2006.

Bernal declarou, até agora, que não pediria aumento em seu salário, nem tinha interesse, no entanto, vereadores defenderam a votação do projeto para não prejudicar os servidores, que representam 26 categorias.

“Independente de não querer o aumento, ele (Bernal) não pode prejudicar as categorias e se não quiser ele que doe (salário) para instituições”, declarou o vereador Lídio Lopes (expulso do PP).

“Ele tem o salário de deputado estadual (R$ 24 mil) e vai vir para a função de prefeito com um salário menor?”, questionou Mário César (PMDB) ao falar sobre o assunto.

O peemedebista ainda revelou que a reivindicação dos servidores era reajuste de 72% para repor as perdas desde 2006 e, segundo ele, com esse percentual, o impacto seria de R$ 1,2 a R$ 1,8 milhão na folha da Prefeitura por mês.

César também usou outros números para constatar a defasagem do salário desses funcionários públicos municipais. Segundo ele, um secretário do primeiro escalão ganha R$ 8,4 mil, bruto, e passará a receber R$ 12 mil, caso o reajuste de 31% seja sacramentado na votação de amanhã.

Conforme ele, um secretário adjunto da Prefeitura tem rendimento de R$ 10,7 mil e o diretor-presidente de algumas fundações tem salário de R$ 11,2 mil, valores superiores aos dos secretários, pois o critério de reajuste destes cargos não é baseado no salário do prefeito.

Em consenso, vereadores definem reajuste de 31% no salário do prefeito
O reajuste salarial que o prefeito eleito Alcides Bernal (PP) passará a receber em janeiro de 2013 será definido amanhã (20) na sessão extraordinária...
Vereadores decidem Mesa Diretora só depois do Natal
A escolha do futuro presidente da Câmara Municipal de Campo Grande e dos componentes da Mesa Diretora só terá definição após o Natal, possivelmente c...
Acordo na Assembleia inclui na pauta prorrogação do Refis estadual
Um acordo de lideranças na Assembleia Legislativa elevou de 27 para 35 o número de projetos a serem votados nesta quinta-feira (14). A relação de mat...


É hilálio ver funcionários públicos com ciúmes do salários dos colegas: se está chateado com o seu, para de olhar para o do colega, sacuda a poeira e vá a luta. Lutem pela valoriazação de sua classe ... não fique querendo puxar o tapede daqueles que estão brigando pela valorização deles. Essa atitude é abominável!
 
Carlos Magno em 21/12/2012 16:22:50
Andrey Fontenello e Karen ... faça como os nós, estamos pleiteando um aumento salarial a anos ... DEUS TE OUÇA que consigamos neste próximo ano. Nós também tabalhamos muito, acho melhor deixarem de nos criticar e ir à luta!
 
Eduardo Matos em 21/12/2012 16:10:54
Karen Costa ... os engenheiros e arquitetos da PMCG também trabalham muito. Você foi injusta em seu comentário!!!
 
Eduardo Matos em 21/12/2012 16:07:59
É o FIM DO MUNDO!........... mesmo.
 
nely marques em 21/12/2012 08:56:52
O povo ainda não aprendeu, já esqueceram o aumento dos Vereadores que nada fazem e tiveram 60% de aumento. É natural que iam aumentar do prefeito; não por Ele, e sim por conta dos demais que atingem, leia antes de criticar ou fazer análise. Está uma gastrite essa política.
 
luiz alves em 21/12/2012 08:41:24
Pois é, e hj vão votar o aumento dos engenheiros e arquitetos, meus amigos! Sabe pra quanto vai o salário deles, R$ 7.000,00!!!!!!
Enquanto isso, o nível 14 da Prefeitura, que realmente rala e trabalha, que são os assistentes sociais, economistas, geógrafos, administradores, analistas de sistemas, entre muitos outros não ganham nada!!! E ainda tem que aguentar reclamações e muita humilhação!! O pessoal do nível 14 e também do nível médio não são valorizados na Prefeitura!!
Absurdo o que essa Câmara de Vereadores faz com a população...
 
Karen Costa em 21/12/2012 08:27:11
O PIor não é isto, O PIOR ESTÁ PARA VIR, OS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DA PREFEITURA QUE TEM CURSO SUPERIOR COMO TODOS OS OUTROS PROFISSIONAIS DA PREFEITURA, QUEREM VOTAR UM REAJUSTE HOJE TRIPLICANDO O SALÁRIO DELES SEM QUE DOS OUTROS CURSOS SUPERIORES AUMENTEM. VAI PASSAR DOS R$ 7.000,00 ENQUANTO OS OUTROS CURSOS SUPERIORES R$ 1.600,00. VAI SER VOTADO NA CÂMARA.
 
Andrey Fontenello em 21/12/2012 08:01:26
Cada cidade tem o legislativo que merece.




 
geraldo camilo em 21/12/2012 07:04:33
os vereadores dão uma aumento legal para eles, mas imoral perante a população que tem aumento médio de 6% ao ano e os dos vereadores e de apenas 61%. E depois eles fazem esse aumento cascata para todos para justificar os dos vereadores.
 
jean patrocinio da silva em 20/12/2012 23:56:57
- Gente, falemos sério, o homem foi eleito, mas o prefeito ainda é o Nelsinho, e, claro, todos os servidores merecem salários dignos, agora, vamos parar de usar o nome do Bernal para justificar todas as mazelas que nossa querida Campo Grande apresenta. Se a situação tivesse elegido o candidato dela será que as manchetes tambem trariam o nome do dito cujo? Sejamos justos, e vamos esperar acontecer; se o prefeito pisar na bola ai sim, mas tamos de olho e vamos cobrar justiça social, a começar pelas melhorias na qualidade de vida e de serviço dos servidores municipais. Tenho dito, e desejo sorte ao novo alcaide.
 
Zuza Ratier em 20/12/2012 23:47:10
Salário dos servidores municipais assim como o "reajuste" é uma lástima... nem comento o meu para não passar vergonha mesmo pois é de chorar... os reajustes mal fazem cócegas(se é que tem como rir) pois a inflação sobe junto, assim como água, luz , telefone, gasolina... sempre patinando sem sair do lugar..
 
Marcello Batio em 20/12/2012 21:47:36
Não se esqueçam que o salario foi aumentado pelos vereadores, e que esse Prefeito que vocem sempre se referem sempre de forma perjorativa, é o Prefeito de vossa cidade. Porque tbem não falaram da mesma forma do aumento de sálário dos vereadores...hã!
 
Ronaldo Basilio em 20/12/2012 21:18:43
É MUITO TRISTE O QUE ESTA ACONTECENDO DEPOIS DAS ELEIÇÕES NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, CABE AO MINISTÉRIO PUBLICO, INVESTIGAR O QUE SE ANDA FALANDO NA MÍDIA, MUITO TRISTE E LAMENTAVEL;;;;;;

as merendeiras, Serviços gerais, motoristas, zeladores, monitores de alunos, agentes educacionais (que cuidam de crianças especias) assistentes administrativos etc, as pessoas que fazem a cidade funcionar ganham pouco mais de um salário minimo! :)
 
Stella medeiros em 20/12/2012 20:37:00
E enquanto isso também ficam inventando impostos e taxas para cubrir o rombo, coitado de nós povo que apesar de tudo não sabemos mesmo votar....é uma pena mas temos que acostumar pois isso é desde a antiguidade, antes de cristo já existia cobrança de impostos para suprir as necessidades dos senhores poderosos....
 
Ana Claudia em 20/12/2012 20:36:30
E professores, policiais, agentes de saude, e varios outros não ganham aumento nem fazendo greve, e olha que eles pedem no maximo 15% de aumento para ver se ganham a metade e é uma briga feia; enquanto o Bernal nem quer o aumento, mais mesmo assim vai ganhar aumento obrigado. Que vergonha dessa camara municipal de vereadores. Eu acho que quem tinha que decidir o aumento salarial de vereadores, prefeitos, deputados... é a população. Agora deixa o Bernal Administrar campo grande, e sem dor de cotuvelo, afinal a campo grande é de todos.
Que país é esse!!!
Falei e tá falado!
 
Rodrigo Lopes em 20/12/2012 19:55:40
Concordo plenamente com vc ANNA é um ABSURDO isso!! o cara não entrou ainda e ja tem, salario definido, enquanto as pessoas que realmente trabalham que fazem a cidade funcionar ganham muito pouco.
 
Kenia Golias em 20/12/2012 18:56:28
Enquanto isso, as merendeiras, Serviços gerais, motoristas, zeladores, monitores de alunos, agentes educacionais (que cuidam de crianças especias) assistentes administrativos etc, as pessoas que fazem a cidade funcionar ganham pouco mais de um salário minimo! :)
 
Anna Gonçalves em 20/12/2012 17:44:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions