ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Com sessões virtuais, Assembleia planeja suspender recesso

Intenção é continuar os trabalhos direto, sem as duas semanas de folga após fim do semestre

Leonardo Rocha | 05/06/2020 11:20
Deputados durante sessão virtual na Assembleia (Foto: Luciana Nassar - ALMS)
Deputados durante sessão virtual na Assembleia (Foto: Luciana Nassar - ALMS)

Com a realização de sessões virtuais desde março, os deputados planejam suspender o recesso parlamentar do meio do ano, que estava agendado para ocorrer no mês de julho. A intenção é continuar os trabalhos de forma ininterrupta para votar projetos durante a pandemia do coronavírus.

A informação foi divulgada pelo presidente da Casa de Leis, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), durante entrevista à TV Assembleia. “Até este momento todos os deputados estão pedindo para a gente tocar direto”, disse o tucano.

Ele citou que muitas pessoas estão em “home office” e que já houve mudança no horário de atendimento da Assembleia, em função da pandemia. O recesso no ano passado ocorreu de 16 a 30 de junho. A questão deve ser definida em breve pelos deputados, no plenário da Casa de Leis.

Corrêa ponderou que neste período estão se votando projetos importantes de combate a pandemia, assim como ações do governo estadual. No mês passado, por exemplo, foi aprovada mudança na reforma da previdência e suspensão das parcelas dos empréstimos consignados.

Emergência – O presidente também orientou os prefeitos a entrarem com pedidos de “calamidade pública”, para que possam ter mais agilidade em ações, compras e contratações durante a pandemia, com a intenção de ampliar as medidas de tratamento e prevenção.

“É mais uma ferramenta importante na execução do combate ao coronavírus. Não vai ser negado a nenhum município. Nós temos consciência que alguns estão fazendo o combate direto, mas outros estão se precavendo para não ter coronavírus”, alertou.

Os deputados até o momento aprovaram todos os pedidos enviados, com a justificativa que até nas cidades com poucos casos, seria importante ter agilidade para tomar as medidas de prevenção. Na  situação de calamidade e emergência, não se precisa cumprir prazos e fazer licitações.

Os parlamentares ainda lembram que todas as ações nos municípios vão passar por fiscalização de órgãos de controle, como Ministério Público e TCE (Tribunal de Contas Estadual). Caso haja irregularidades, poderão ser punidos.

Nos siga no Google Notícias