ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Comissão de processo contra Dilma elege aliado de Cunha como relator

Presidência do colegiado foi dada a deputada da base governista

Mayara Bueno | 17/03/2016 21:20
Presidente da Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). (Foto: Agência Brasil)
Presidente da Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). (Foto: Agência Brasil)

A comissão especial que analisa o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), elegeu o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), como relator do grupo. O parlamentar é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que também enfrenta uma série de acusações relacionadas ao esquema de corrupção investigado na Lava Jato. Para presidir o grupo, foi eleito Rogério Rosso (PSD-RJ).

Segundo o G1, a definição ocorreu depois de o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), anunciar o acordo entre líderes da base aliada para definir os nomes. De Mato Grosso do Sul, os deputados Carlos Marum (PMDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) ocupam a suplência no colegiado.

Como relator, cabe ao deputado elaborar o parecer sobre a continuidade ou não do processo de impeachment, que passará pela votação do plenário. Para ser aprovado precisa de 342 votos a favor. Se isso ocorrer, o processo segue para o Senado. Caso o parecer seja acatado, a presidente terá de se afastar da presidência.

Rogério Bosso, que presidirá a comissão, afirmou que vai liberar o voto dos deputados no processo. Embora ele faça parte da base aliada, a bancada de seu partido, o PSD, está "dividida" sobre a possibilidade de afastamento de Dilma, de acordo com informações do G1.

A presidente já foi notificada sobre a comissão. Ela terá o período de 10 sessões para apresentar a defesa, em seguida, os deputados terão 5 sessões para definir se o processo segue ou é cancelado.

Nos siga no Google Notícias