ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Justiça derruba uma das liminares contra a posse de Lula na Casa Civil

AGU pediu ao STF a anulação de todas as ações; são pelo menos 23 pedidos na Justiça

Mayara Bueno | 17/03/2016 20:25
Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Agência Brasil)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Agência Brasil)

O TRF (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) acaba de derrubar a liminar da 4ª Vara da Justiça do Distrito Federal, que suspendeu a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como ministro da Casa Civil. Mas o ex-presidente da República continua fora do cargo, já que uma nova decisão, desta vez, da 6ª Vara do Rio de Janeiro, cancelou a nomeação.

Segundo informações do G1, a decisão foi proferida presidente do Tribunal Federal da 1ª Região, Cândido Ribeiro, em resposta ao recurso da AGU (Advocacia-Geral da União), que também pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a anulação de todas as ações que tramitam no País contra Lula ministro.

Embora a decisão do TRF derrube a suspensão, a determinação da Justiça do Rio de Janeiro impede Lula de exercer as funções na Casa Civil, um dos cargos e ministérios mais importantes do governo federal.

Ainda segundo o G1, há pelo menos 23 ações protocoladas na Justiça Federal contra a posse do ex-presidente. O argumento das medidas para suspensão da nomeação foi para blindar Lula da mira do juiz Sergio Moro, já que no ministério ele ganha foro privilegiado.

Nos siga no Google Notícias