ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Comissão de Saúde da Assembleia vai apurar denúncias contra Apae

Paulo Siufi marcou uma visita à sede da entidade na sexta-feira

Leonardo Rocha | 07/06/2017 13:00
Mães foram até a Assembleia fazer denúncias contra Apae (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Mães foram até a Assembleia fazer denúncias contra Apae (Foto: Victor Chileno/ALMS)

A Comissão de Saúde da Assembleia vai apurar denúncias contra a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que foram apresentadas por mães de alunos, atendidos na entidade. Foi marcada uma visita do grupo a sede da instituição, na sexta-feira (09), a partir das 14h. Não está descartado um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Um grupo de mães foram hoje (07) até a Assembleia Legislativa, reclamar aos deputados, sobre a Apae de Campo Grande, em relação ao mau atendimento na unidade, falta de qualidade em próteses e cadeiras de rodas enviadas aos filhos, assim como exigir mais transparência em relação a destinação de recursos, advindos do poder público, por meio de convênios.

Graziane Farias, de 36 anos, usou a tribuna do legislativo para contar a história de seu filho, Antônio Farias, 11, que segundo ela, recebeu uma cadeira de rodas que provocou uma lesão em seu quadril. "Não vim criticar ou brigar com a entidade e sim pedir qualidade de vida aos nossos filhos, exigir cadeira adequada e de qualidade".

O deputado Paulo Siufi (PMDB), presidente da comissão de saúde, marcou a visita a unidade na próxima sexta-feira (9), para conferir "in loco" as denúncias apresentadas, assim como requisitar informações sobre os recursos, provenientes de convênio com o governo federal e estadual, assim como municipal.

"Vamos pedir os devidos esclarecimentos e verificar se as denúncias procedem, se sairmos satisfeitos vamos esperar uma audiência pública para discutir o tema, mas se não tivermos respostas, podemos na semana que vem propor uma CPI", disse o peemedebista.

Maria de Souza Ferreira defendeu a entidade, no plenário da Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Maria de Souza Ferreira defendeu a entidade, no plenário da Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Defesa - Um outro grupo de mães também foi a Assembleia, expor outro lado e defender a entidade da acusações, alegando que seus filhos são bem atendidos e assistidos. "Minha filha foi encaminhada para Apae e sempre foi bem atendida, com especialistas a disposição, não posso reclamar, o serviço sempre foi de qualidade", disse Maria de Souza Ferreira.

Ela ainda ressaltou que sua filha sempre teve todos os atendimentos disponíveis e que em função das críticas, o melhor era tentar resolver com a direção. "Posso contar a minha história e dizer que não tenho do que reclamar e sim gratidão pela Apae. Todas as vezes que ficava insatisfeita com algo, buscava o diálogo e resolvia".

Outro Lado - A Coordenação do Centro Especializado em Reabilitação da Apae informou ao Campo Grande News que está a disposição dos deputados para esclarecer qualquer dúvida sobre as críticas feitas a entidade e que todos os recursos destinados aparecem no Portal de Transparência dos órgãos públicos e que a instituição faz prestação de contas e auditoria anual.

Também ponderou que a entidade possui funcionários qualificados e especializados disponíveis aos pacientes, com atendimento de qualidade. Sobre as críticas em relação a cadeiras de rodas e próteses, informou que trabalha com modelos de qualidade e com as devidas adaptações se for necessário, mas que não pode extrapolar o valor estabelecido na tabela SUS (Sistema Único de Saúde).

Nos siga no Google Notícias