ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Comissão do Senado vota pela derrubada do decreto de armas de fogo

Por 15 votos a 9, senadores rejeitaram relatório que mantinha decretos sobre flexibilização da posse e porte de armas

Anahi Zurutuza | 12/06/2019 17:48
Maioria da CCJ rejeitou relatório de do Val e barrou flexibilização do porte de armas. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Maioria da CCJ rejeitou relatório de do Val e barrou flexibilização do porte de armas. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Os integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado votaram nesta quarta-feira (12) pela suspensão dos decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que facilitaram o acesso a armas. Por 15 votos a 9, os senadores rejeitaram o relatório do senador Marcos do Val (Cidadania-ES) que previa a manutenção dos decretos do governo federal. A decisão precisa agora ser analisada em plenário.

Os decretos geraram vários questionamentos no Congresso e na Justiça, pois flexibilizam direito ao porte (autorização para estar armado fora de casa) e a posse (para manter a arma dentro de casa). Dentre os pontos polêmicos está a liberação, sem a necessidade de autorização dos pais, para que crianças e adolescentes pratiquem tiro e do porte para algumas profissões, como políticos e jornalistas.

O presidente chegou a rever alguns pontos dos decretos e vetou, por exemplo, o acesso a fuzis.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da CCJ, colocou em votação também o pedido de urgência para apreciação em Plenário ainda nesta quarta-feira, porém, não houve acordo. Com isso, esta análise ficou para terça-feira (18).

Após a tramitação no Senado, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias