ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Conferência coloca MS no centro das discussões sobre novos rumos do parlamento

De forma híbrida, 24ª Conferência da Unale acontece até a próxima sexta-feira (26) na Capital

Adriano Fernandes e Gabriela Couto | 24/11/2021 20:36
No palco à esquerda, deputado Paulo Côrrea (PSDB) ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Kísie Ainoã)
No palco à esquerda, deputado Paulo Côrrea (PSDB) ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Kísie Ainoã)

Presencialmente e à distância, políticos e outras autoridades do País e do exterior, se reuniram na noite desta quarta-feira (24) na Capital, para dar o pontapé inicial nas discussões da 24ª Conferência da Unale (União Nacional das Assembleias Legislativas). Mais do que uma oportunidade para troca de experiências, o evento vai promover pelos próximos dois dias, discussões e propostas sobre os novos rumos da política no País.

O candidato a presidência da Unale e organizador da conferência, deputado estadual Lídio Lopes (Patriotas) conta que foram inúmeros os desafios para colocar o evento em prática, mas o resultado valeu a pena.

Deputado estadual, Lídio Lopes (Patriotas). (Foto: Kísie Ainoã)
Deputado estadual, Lídio Lopes (Patriotas). (Foto: Kísie Ainoã)

"Desde que começamos os preparativos, foi um desafio muito grande organizar um evento desse porte, que envolve muita tecnologia, de maneira híbrida, expondo MS a outros 27 estados e 30 países, então, é uma responsabilidade muito grande. MS entrou nesse cenário muito forte, por tudo que estamos mostrando hoje. Temos condições de realizar um megaevento como este, que ficará marcado na história das conferencias da Unale nesses 25 anos", se orgulha.

Sobre a possibilidade de assumir a direção da entidade, o deputado estadual disse estar confiante. “Conseguimos montar uma chapa para presidir a Unale no próximo ano, e os colegas me creditaram como candidato então eu sei da responsabilidade, até pela magnitude da instituição. Para mim, é uma honra muito grande", comentou.

Quem também parabenizou o evento foi a atual diretora da entidade, a deputada baiana Ivana Bastos (PSD). "Com a pandemia, eu me questionava se um dia nós íamos conseguir voltar a ter uma conferência da Unale e hoje, temos mais de 5 mil inscritos, que inclusive irão participar remotamente. Acredito que este será o maior evento da Unale em 25 anos. Valeu a pena ter acreditado, vamos continuar redesenhando os novos caminhos do parlamento", diz.

Atual diretora da entidade, a deputada baiana Ivana Bastos (PSD). (Foto: Kísie Ainoã)
Atual diretora da entidade, a deputada baiana Ivana Bastos (PSD). (Foto: Kísie Ainoã)

A expectativa é de que a conferência reúna 30 mil pessoas acompanhando os painéis e palestras, dentre elas, representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Paulo Corrêa (PSDB) opina que o evento permite que o Estado mostre todas as suas qualidades, diante do Brasil e da América Latina.

"É uma oportunidade de podermos mostrar nossas belezas naturais, que somos um povo receptivo e as nossas potencialidades. A Assembleia deu todo apoio para receber esse evento e estamos muito felizes, porque os encontros da Unale também tem o objetivo de ajudar a construir um Brasil cada vez melhor", comenta.

Ex-membro da Unale, quando ainda era deputado estadual, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou a importância do evento ser realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. "Aqui se discutem temas locais, o novo redesenho do Legislativo, as experiências vivenciadas em cada estado no enfrentamento a pandemia, além de leis e programas que foram desenvolvidos para aquecer a economia. Temos bons exemplos em MS para mostrar aos outros estados", comentou durante a solenidade.

Governador Reinaldo Azambuja. (Foto: Kísie Ainoã)
Governador Reinaldo Azambuja. (Foto: Kísie Ainoã)


Programação - A Unale acontece no Centro de Eventos Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês. Os principais painéis da 24ª Conferência da Unale estão agendados para amanhã (25). A primeira palestra está marcada para às 9h30, com o gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago.

Todo o evento será transmitido ao vivo por uma plataforma digital, permitindo que políticos que não estiverem de forma presencial, também consigam acompanhar as palestras. Inclusive, as novas tecnologias que modernizam o parlamento serão tema de painel totalmente virtual.

A manhã será encerrada com a palestra do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que irá falar sobre gestão de inovação com governadores. Depois do almoço, os trabalhos serão retomados com a palestra do economista Alexandre Schwartsman, com o painel cenários e tendências econômicas.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está programada para falar às 15h30, com o assunto "Aspectos econômicos do agronegócio". Em seguida, a consultora em comunicação política na estratégia parlamentar, Gisele Meter, trará o painel "Como fazer uma campanha de sucesso nas redes sociais?". Os trabalhos serão encerrados com o debate sobre "Código eleitoral: principais alterações e como podem impactar nas campanhas", com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin e o procurador do estado de Pernambuco e especialista em direito eleitoral, Walber Agra.

Antes do jantar, os deputados ainda vão participar da eleição da nova diretoria da Unale. A Assembleia Geral está agendada para às 18h30. Na sexta-feira (26), a conferência será encerrada no período da manhã, com a premiação Assembleia Cidadã.

Orquestra que participou da solenidade de abertura do evento nesta noite. (Foto: Kísie Ainoã)
Orquestra que participou da solenidade de abertura do evento nesta noite. (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias