ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Em MS, deputados de todo País discutem “mais estado e menos Brasília”

Conferência contará com 1.059 deputados estaduais de 27 casas legislativas do Brasil

Jhefferson Gamarra e Caroline Maldonado | 15/09/2021 12:46
Presidente da Unale, Ivana Bastos (PSD-BA), vice-presidente Lidio Lopes (Patriotas-MS) e o presidente da Assembleia de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB). (Foto: Marcos Maluf)
Presidente da Unale, Ivana Bastos (PSD-BA), vice-presidente Lidio Lopes (Patriotas-MS) e o presidente da Assembleia de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB). (Foto: Marcos Maluf)

Mato Grosso do Sul abriu nesta quarta-feira (15), o maior encontro de legisladores da América Latina. O evento que está em sua 24ª edição, será promovido pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e contará com 1.059 deputados estaduais de 27 casas legislativas de todo o País.

Durante a abertura realizada na Assembleia Legislativa na manhã de hoje, o deputado estadual e presidente da casa, Paulo Corrêa (PSDB), adiantou que entre os temas discutidos entre os legisladores, está o pacto federativo, visando não descentralizar o governo federal, e dá mais autonomia aos estados e municípios em temas referentes a assuntos locais.

Presidente da ALMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB) garantiu que legisladores irão discutir o pacto federativo. (Foto: Marcos Maluf)
Presidente da ALMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB) garantiu que legisladores irão discutir o pacto federativo. (Foto: Marcos Maluf)

“Queremos mais Estado e menos Brasília. O que é arrecadado volta muito pouco para os estados, queremos que a união obedeça a independência das federações. A Unale é essencial, ficamos orgulhosos e honrados em sediar o evento para um debate lúcido e oportuno”, pontuou o anfitrião do evento.

Presente no encontro, a deputada baiana Ivana Bastos (PSD), que ocupa o cargo de presidente da Unale, explicou que Mato Grosso do Sul foi eleito entre 5 Estados para sediar o evento por estar a frente na vacinação contra a covid-19. “O tema desta edição será 'redesenhando os caminhos do parlamento', será muito importante para a troca de experiencia entre os parlamentares e fortalecer o poder legislativo”, disse.

O nome do deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) foi mencionado como possível próximo presidente da Unale. Atualmente, o parlamentar sul-mato-grossense ocupa a vice-presidência da entidade, que terá eleições em novembro.

Nos dias de conferência da Unale, ocorrerá o evento da Copa (Confederação Parlamentar das Américas). A confederação favorece a conciliação sobre questões vinculadas à cooperação interamericana e a integração continental, mais especificamente sobre os projetos e os mecanismos decorrentes das cúpulas dos chefes de Estado e de Governo das Américas. Além disso haverá encontro da UPM (União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul).

A conferência da Unale em Mato Grosso do Sul acontecerá nos dia 24, 25 e 26 de novembro, no espaço Bosque Expo, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias