ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Conferência estadual sobre Transparência e Controle Social começa amanhã

Paula Vitorino | 28/03/2012 07:49

Entre amanhã (29) e sexta-feira (30), Campo Grande será sede da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), com o tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”.

Em Mato Grosso do Sul, a organização é da Auditoria Geral do Estado. O objetivo principal do evento é debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo, além de promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública.

Durante a conferência serão debatidas as propostas levantadas pelos municípios para o combate à corrupção, definindo as 20 propostas que serão encaminhadas para a Consocial Nacional, que acontecerá em maio, em Brasília. Na ocasião, será elaborado o Plano Nacional com políticas públicas de combate à corrupção.

A expectativa é receber cerca de 400 pessoas, sendo que 303 dos participantes são delegados, dentre os quais serão escolhidos 28 para representar o Estado na Conferência Nacional.

Nacional - A Conferência Estadual foi convocada pelo governador André Puccinelli em junho de 2011 como etapa que antecede a Nacional, convocada por decreto presidencial.

A 1ª Consocial é fruto de uma solicitação feita pela sociedade ao Poder Executivo federal, coordenada em nível nacional pela Controladoria-Geral da União (CGU), pretendendo mobilizar o maior número possível de brasileiros, que serão representados por cerca de 1.200 delegados.

Em Mato Grosso do Sul, como etapas preparatórias para a Estadual foram realizadas nove conferências regionais, com envolvimento de mais de 2.400 pessoas, em Campo Grande, Bonito, Corumbá com Ladário, Dourados, Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas e quatro municipais em Aquidauana, Costa Rica, Itaquiraí e Naviraí. No total, 65 municípios sul-mato-grossenses participaram da Consocial.

Nos siga no Google Notícias