ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

Conselheiro da OAB vê desinteresse do TJ em investigação

Redação | 27/10/2010 14:01

Ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul), conselheiro Marcelo Barbosa Martins afirmou durante reunião do Conselho da Ordem, que o Tribunal de Justiça não tem interesse em investigar as denúncias de irregularidades envolvendo a Corte, que já motivaram pedido de explicações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

As denúncias envolvem o Poder Judiciário, o MPE (Ministério Público Estadual), o Legislativo e o Executivo de Mato Grosso do Sul.

No pronuciamento, o advogado convoca uma espécie de cruzada contra a corrupção em Mato Grosso do Sul, defende que a OAB se mantenha à frente do movimento e afirma que ele não pode ganhar "colorações partidárias".

Marcelo Barbosa Martins afirma que uma campanha deve mover toda a sociedade para assegurar as investigações e eventuais punições. "Tanto o Ministério Público Federal, como o Estadual, entendem ser importante que a opinião pública se manifeste e exija a apuração das denúncias".

Para o conselheiro da OAB, "os agentes públicos dos três poderes, do Ministério Público, ao invés de prestarem o serviço que deles espera-se, locupletam-se, auferem propinas em concorrências fraudadas", acusa.

O advogado critica, ainda, quem não se posiciona. "Magistrados, nós os conhecemos, existem os íntegros. Infelizmente, por força de seus silêncios, vêm-se jogados na vala comum, juntos àqueles que traficam sentenças e votos, à custa de muito dinheiro, favores políticos, promoção na carreira funcional. Graças a este silêncio, torna-se difícil responsabilizar-se os corruptos", diz.

O pronunciamento tem 12 minutos e termina com uma defesa veemente para que a OAB siga liderando o movimento contra a corrupção, que tem feito reuniões semanais na sede da instituição para acompanhar as investigações sobre as denúncias e definir ações de combate à corrupção.

Nos últimos dias o movimento ganhou duas importantes adesões: Arquidiocese de Campo Grande e a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias