ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Conselho Municipal de Saúde não recebeu prestação de contas de Bernal até hoje

Jéssica Benitez | 20/05/2013 15:28

Durante a primeira oitiva realizada pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde instalada na Câmara Municipal de Campo Grande, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, ouvidos nesta manhã, aproveitaram o ensejo para denunciar a omissão da atual administração, comandada pelo prefeito Alcides Bernal (PP), em relação à prestação de contas relacionada à área nestes primeiros meses de gestão progressista.

Conforme conselheiros que estiveram presentes na reunião, este ano nenhuma prestação de contas chegou ao conselho, fato que nunca havia ocorrido até o final do ano passado. “Esta denúncia que o conselho nos trouxe nos causou preocupação, tendo em vista que o conselho tem função importante dentro deste contexto e até esse 5° mês não tiveram acesso ainda à prestação de contas”, o presidente da comissão, vereador Flávio César (PTdoB).

Ele destacou que o líder do prefeito na Casa de Leis, vereador Marcos Alex (PT), que estava presente na oitiva, foi informado do fato e se comprometeu a averiguar a situação, mesmo assim Flávio garantiu que tomará as devidas providencias em relação ao problema.

“Obviamente já pedimos ao líder do prefeito na Casa para interceder neste sentido, mas estaremos também convocando a atual gestão para que possamos discutir não só esta questão específica, mas também o sistema de oncologia em Campo Grande”, destacou o parlamentar.

Ausência – Além de membros do Conselho Municipal de Saúde, foram convidados a comparecer na oitiva representantes da atual gestão da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Eles, porém, ignoraram a CPI e, sequer, deram justificativa à falta. Na avaliação de Flávio, este foi o único fato que atrapalhou a primeira reunião da comissão.

“É lamentável porque são três pilares que contemplam Conselho Municipal de Saúde, sendo eles o pilar dos usuários, pilar dos trabalhadores e o pilar da gestão, e infelizmente o pilar da gestão não compareceu à oitiva e, por isso, considero a reunião prejudicada em partes. Ficou prejudicada não havendo presença da categoria da atual gestão”, finalizou.

Com objetivo de evitar novas faltas, a partir de agora a CPI não trabalhará com convites e sim com convocações. Caso haja ausência de algum convocado a comissão aplicará algum tipo de punição a ser definido. Na próxima semana é a vez do diretor afastado do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, ser convocado para dar explicação sobre denúncias relacionadas ao tratamento oncológico na unidade hospitalar.

Nos siga no Google Notícias