ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Conselhos populares de Dilma “atropelam” Poder Legislativo, diz Fábio Trad

Leonardo Rocha | 17/07/2014 09:55
Para deputado Fábio Trad conselhos populares deveriam ser criados pelo poder legislativo (Foto: Divulgação)
Para deputado Fábio Trad conselhos populares deveriam ser criados pelo poder legislativo (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) afirmou que a criação dos conselhos populares pela presidente Dilma Rousseff (PT), acabam “atropelando” as prerrogativas do poder legislativo, que teria a iniciativa garantida pela Constituição Federal para normatizar as políticas públicas de amplo alcance.

“Desrespeitar esta prerrogativa, valendo-se de um decreto, não se coaduna com a lógica constitucional que estrutura o sistema de iniciativas legislativas dos poderes e outros entes”, apontou ele.

Nesta semana os parlamentares da oposição e até de partidos aliados, como o PMDB, se colocaram contra este decreto presidencial, que orienta os órgãos públicos a consultar estes conselhos populares.

Trad ponderou que este decreto “jamais” poderia ser baixado, já que é um instrumento “avesso” ao debate plural e democrático, que somente poderia ser oferecido pelo Poder Legislativo. O mérito do Projeto de Decreto Legislativo que acaba com os conselhos (populares), ainda não foi votado no Congresso Nacional.

Estes conselhos serão compostos pro cidadãos, coletivos e movimentos sociais para serem consultados por empresas e órgãos estatais. O líder do DEM na Câmara, o deputado Mendonça Filho, que é autor do projeto de decreto legislativo, ressalta que estes serão aparelhados pelo próprio governo.

Nos siga no Google Notícias