ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Cotas e participação efetiva de mulheres na política são debatidas na Câmara

Audiência Pública foi proposta pelo presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha

Danielle Valentim | 18/03/2019 08:45
Sílvia Rita Oliveira de Souza, que foi secretária nacional de enfrentamento a violência contra as mulheres. (Foto: Divulgação)
Sílvia Rita Oliveira de Souza, que foi secretária nacional de enfrentamento a violência contra as mulheres. (Foto: Divulgação)

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Campo Grande promove Audiência Pública para debater “Cotas Partidárias e a Efetiva Participação das Mulheres na Política. Vamos empoderar?”. O evento acontece a partir das 9h, desta segunda-feira (18).

A discussão proposta pelo presidente da Casa, vereador João Rocha, contará com mulheres que participam da vida política em Mato Grosso do Sul e no país. É esperada a presença de Sílvia Rita Oliveira de Souza, que foi secretária nacional de enfrentamento a violência contra as mulheres.

Na audiência, a partir desses exemplos de representatividade, será abordado que “não haverá democracia efetiva, nem avanços concretos na construção de igualdade de direitos entre homens e mulheres, enquanto não for garantida a participação das mulheres, de forma paritária, em todos os espaços e instâncias de poder”.

João Rocha considera que o debate pode servir como fator motivacional para estimular o interesse das mulheres pela política. O vereador também considera positiva a “mescla de gêneros” e durante a audiência também serão debatidas ferramentas para auxiliar no empoderamento e encorajamento da mulher.

“É preciso abrir espaço para essa discussão e, eventos como esse, são importantes porque, com a participação das mulheres, elas podem estar motivadas para esse desafio. É um grande desafio, pois hoje estão criminalizando a política, mais um fator que pode contribuir para afastar a mulher a ser candidata e colocar seu nome para ser avaliado pela sociedade”, disse.

Polêmica - O debate sobre as cotas partidárias, que também será abordado na Audiência, surge em momento importante, em que nacionalmente ocorreram denúncias de irregularidades com o uso de candidatas laranjas.

“Isso não pode acontecer. Por isso, respeito e paridade entre homens e mulheres precisa ser trabalhado. Por conta desse fato, não podemos recuar. Pelo contrário temos que avançar para quebrar barreiras, tipos de discriminação e preconceito para que as próprias mulheres se sintam empoderadas”, reforçou.

Já confirmaram presença na Audiência, a ex-senadora Marisa Serrano; a deputada federal Rose Modesto; Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulhere do Governo do Estado; Mara Caseiro, presidente da Fundação Estadual de Cultura; a advogada Tatiana Ujacow; Elza Fernandes Ortelhado, secretária Municipal de Educação e Carla Stephanini, subsecretária da Mulher de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias