ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

CPMI de violência contra as mulheres participa de reunião com indígenas

Paula Vitorino | 11/11/2012 16:41
Senadora participa de reunião com mulheres indígenas. (Foto: Divulgação)
Senadora participa de reunião com mulheres indígenas. (Foto: Divulgação)

Equipe da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga a violência contra a mulher no país participa de reunião com mulheres indígenas da aldeia urbana Água Bonita, nesta tarde.

A relatora da CPMI, a senadora Ana Rita (PT-ES), desembarcou em Campo Grande por volta das 13h de hoje e logo em seguida foi visitar a aldeia para conhecer de perto os problemas que as mulheres indígenas enfrentam em relação a violência.

Na pauta da reunião estão as dificuldades enfrentadas pelas indígenas para que a Lei Maria da Penha seja respeitada dentro das aldeias.

Os trabalhos da CPMI no Estado vão até terça-feira. Amanhã a senadora participa de reunião com o governador André Puccinelli, às 9h. A vice-presidente da Comissão, deputada Keiko Ota (PSB-SP), chega à Capital nesta segunda-feira.

Na terça-feira, os integrantes da CPMI se reúnem com mulheres indígenas e participam, às 14 horas, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Dados - De acordo com o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar entre os estados do País em assassinatos de mulheres, com seis homicídios para grupo de 100 mil mulheres, acima da média nacional, que é de 4,4. O primeiro colocado é o estado do Espírito Santo (9,4), o segundo Alagoas (8,3). O Paraná aparece na terceira colocação (6,3).

Segundo a Comissão, Ponta Porã é a cidade mais violenta do Estado e ocupa a 10ª colocação entre as 100 mais violentas do Brasil. A taxa de homicídios lá é de 17,8 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres. Campo Grande possui taxa de homicídios de 3,3 para grupo de 100 mil mulheres e ocupa a 24ª colocação entre as capitais.

Nos siga no Google Notícias