ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Relatora da CPMI de violência contra mulher chega a Capital e visita aldeia

Paula Vitorino | 11/11/2012 14:33
Senadora Ana Rita cumpre agenda da CPMI na Capital. (Foto: Divulgação)
Senadora Ana Rita cumpre agenda da CPMI na Capital. (Foto: Divulgação)

A relatora da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga a violência contra a mulher no país, senadora Ana Rita (PT-ES), desembarcou em Campo Grande nesta tarde para iniciar os trabalhos da Comissão em Mato Grosso do Sul.

Por volta das 15h a senadora irá visitar a aldeia urbana da Capital, Água Bonita. Lideranças indígenas e autoridades devem acompanhar a visita. De acordo com a assessoria de imprensa da senadora, a visita as comunidades indígenas no Estado é fundamental, já que Mato Grosso do Sul tem um número acentuado de população indígena. O foco da visita será tratar da violência da mulher, verificando se a lei Maria da Penha está cumprida nas comunidades.

A vice-presidente da CPMI, deputada Keiko Ota (PSB-SP), desembarca amanhã na Capital para participar da agenda da Comissão.

A comissão se reunirá com o governador André Puccinelli (PMDB), visitará a Delegacia da Mulher, Centro de Referência, Vara de Violência contra a Mulher, Promotoria de Violência contra a Mulher e terá reunião com o movimento de mulheres.

Na terça-feira, os integrantes da CPMI se reúnem com mulheres indígenas e participam, às 14 horas, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Dados - De acordo com o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar entre os estados do País em assassinatos de mulheres, com seis homicídios para grupo de 100 mil mulheres, acima da média nacional, que é de 4,4. O primeiro colocado é o estado do Espírito Santo (9,4), o segundo Alagoas (8,3). O Paraná aparece na terceira colocação (6,3).

Segundo a Comissão, Ponta Porã é a cidade mais violenta do Estado e ocupa a 10ª colocação entre as 100 mais violentas do Brasil. A taxa de homicídios lá é de 17,8 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres. Campo Grande possui taxa de homicídios de 3,3 para grupo de 100 mil mulheres e ocupa a 24ª colocação entre as capitais.

Nos siga no Google Notícias