ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Criação de cadastro para pessoas com deficiência segue para 2° votação

Proposta visa criar um banco de dados para este público, para melhorar os programas e políticas públicas

Leonardo Rocha | 14/06/2019 10:37
Cadastro terá dados sobre pessoas com deficiência (Foto: Arquivo)
Cadastro terá dados sobre pessoas com deficiência (Foto: Arquivo)

A criação de um cadastro estadual de pessoas com deficiência segue para segunda votação na Assembleia. Ele precisa da aprovação em definitiva dos parlamentares, para seguir à sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A intenção é ter um banco de dados com todas as informações do público em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a proposta, serão coletadas informações que permitam identificar e trazer a característica socioeconômica, para a realização de políticas públicas e defesa dos direitos deste público. “Trata-se de uma reivindicação de todas as pessoas com deficiência, é necessário esse banco de dados”, disse o deputado João Henrique Catan (PR), autor do projeto.

Ele alega que a formação do cadastro não gera despesas ao governo estadual, sendo necessário somente organizar as informações em um só lugar, para atendimento ao setor. Para coleta de informações, ficará aberta a possibilidade de celebrar convênios e acordos com instituições privadas.

O deputado citou que estão à disposição apenas estatísticas sobre as pessoas com deficiência, seguindo o censos populacionais, mas não um cadastro específico. "Não é possível definir com precisão onde vivem e quais as necessidades das pessoas com deficiência". 

A proposta já passou pela primeira votação, quando se analisou sua legalidade. Agora os parlamentares vão votar o “mérito” da matéria. Caso se torne lei estadual, o governador terá um prazo de 120 dias para regulamentar a criação do cadastro.

Nos siga no Google Notícias