ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Política

Defesa de servidora presa na Tromper pede uso de tornozeleira à Justiça

Ana Cláudia foi investigada sob suspeita de participação em um esquema milionário de corrupção em Sidrolândia

Por Gustavo Bonotto e Dayene Paz | 03/04/2024 18:55
A servidora municipal Ana Cláudia Alves Flores durante cumprimento de mandado de prisão nesta quarta-feira (3). (Foto: Marcos Maluf)
A servidora municipal Ana Cláudia Alves Flores durante cumprimento de mandado de prisão nesta quarta-feira (3). (Foto: Marcos Maluf)

A defesa da servidora Ana Cláudia Alves Flores, 34 de idade, presa na manhã desta quarta-feira (3) sob suspeita de participação em um esquema milionário de corrupção em Sidrolândia, município situado a 71 quilômetros de Campo Grande, solicitou a conversão do mandado de prisão preventiva, cumprido hoje, para prisão domiciliar e uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com os autos obtidos pela reportagem, a acusada seria ré primária, com bons antecedentes, possui residência fixa e também atua como mãe de uma criança de seis anos, caso isolado em que a Justiça garante o direito de cumprimento da medida cautelar em casa.

O advogado David Moura de Olindo destacou no documento, encaminhado à Vara Criminal da Comarca de Sidrolândia, que Ana Cláudia não apresenta motivos para fuga ou frustração na conclusão das investigações. "[...] o que pelo caderno acusatório, já se mostra suficientemente provada as autorias e materialidades, não ensejando assim a segregação, pois a sua suposta participação no evento criminoso denunciado na inicial, é de coadjuvante".

Operação Tromper - Além de Ana Cláudia, foram presos o vereador de Campo Grande, Claudinho Serra (PSDB), o empresário Ueverton da Silva Macedo, o advogado Milton Matheus Paiva Matos e o chefe de licitação sidrolandense Marcus Vinícius.

A investigação é comandada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), contra os alvos havia mandado de prisão preventiva em aberto. Os envolvidos foram capturados por policiais do Batalhão de Choque e Bope, nas primeiras horas do dia.

O parlamentar é investigado por corrupção na Prefeitura de Sidrolândia, cidade onde atuou como secretário Municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica até maio de 2023, quando então assumiu como vereador na Capital. Além disso, ele é genro da prefeita Vanda Camilo (PP). A reportagem ligou para a gestora, que informou não ter conhecimento de qualquer operação na cidade.

Esta é a 3ª fase da Operação Tromper, que cumpre 8 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, e já averiguou irregularidades em contratos que somam R$ 15 milhões. "[...] ratificou a efetiva existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e contratos administrativos com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, bem como o pagamento de propina a agentes públicos municipais", diz trecho de nota do Ministério Público.

Também foi identificada nova ramificação da organização criminosa, atuante no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica. Os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 15 milhões.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias