ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Delcidio quer amplo acordo partidário para escolha do candidato a vice

Josemil Arruda | 12/04/2014 12:17
Senador Delcídio quer costurar acordo com PR, PSB e PDT em torno do vice (Foto: Stephanie Romcy)
Senador Delcídio quer costurar acordo com PR, PSB e PDT em torno do vice (Foto: Stephanie Romcy)

O pré-candidato a governador do PT, senador Delcídio do Amaral, defendeu neste sábado, durante entrevista coletiva, um amplo acordo partidário, envolvendo PR, de Londres Machado, PSB, de Murilo Zauith, e PDT, de João Leite Schimidt, para a escolha do vice em sua chapa. “O vice pode sair de um grande acordo desses partidos”, afirmou o petista, durante entrevista coletiva esta manhã, convocada, principalmente, para responder à denúncia sobre a compra de turbinas da Alstom pela Petrobras, quando ele era diretor de gás e energia da estatal.

Delcídio reafirmou que ofereceu ao presidente regional do PSB e prefeito de Dourados, Murilo Zauith, a opção de indicar o candidato a vice para sua chapa na sucessão estadual. “Não escondi de ninguém que eu pedi ao Murio que indique alguém que represente a Grande Dourados”, disse o parlamentar. Teria também assegurado, na reunião com Murilo, que o vice não será uma “rainha da Inglaterra”, mas terá participação no governo, caso seja eleito.

Apontou, porém, que há dificuldades no PSB, já que Murilo talvez proponha a candidatura própria ao governo do Estado, possivelmente com nome da advogada Tatiana Ujakov, ex-vice de Zeca do PT na eleição de 2010. “O Murilo tem reunião hoje e talvez proponha a Tatiana para governadora”, informou o senador.

Quanto ao PR, segundo Delcídio, já houve a reivindicação da vaga de vice, tendo inclusive surgido como possíveis nomes os de Edson Giroto, Londres Machado e a filha dele, Grazielle Machado, e também de aliança na proporcional (deputados estaduais e federais). “O PR quer discutir chapa proporcional, porque no nosso lado a possibilidade é maior. Do outro lado tem cadeiras cativas”, comparou Amaral.

Lembrou ainda que o PDT também apresentou sua disposição de indicar o candidato a vice-governador na chapa a ser encabeçada por Delcídio. Sabe, porém, que a principal meta do PDT é garantir a eleição de uma bancada para a Assembleia Legislativa e conseguir levar Dagoberto Nogueira Filho de volta à Câmara Federal.

Apoio do PSL - O senador Delcídio do Amaral anunciou durante a entrevista coletiva desta manhã que está ganhando o apoio de mais um partido. Não revelou, mas o presidente regional do PT, Paulo Duarte, revelou que o senador estava se referindo ao PSL, do vereador Alceu Bueno, o qual comunicaria o apoio durante o lançamento do site para captação de propostas de governo, no auditório do Conselho Regional de Engenharia (CREA-MS).

Além do PSL, o PT já tem o apoio, segundo Delcídio, do PDT, PROS, PV e PC do B. Há grande esforço, conforme o petista, para que também seja confirmada a aliança com o PSDB, que, nesse caso, lançará o deputado federal Reinaldo Azambuja para a disputa do Senado na mesma chapa.

Quanto à possibilidade de aliança com o PMDB, Delcídio voltou a dizer que não crê ainda haver chance disso acontecer, já que ambos partidos já têm pré-candidato a governador. Além disso, considera que a disputa entre os dois partidos é importante. “Nós todos queremos que Nelsinho seja candidato a governador. Queremos fazer o debate. Vejo a candidatura do Nelsinho como irreversível”, declarou.

Nos siga no Google Notícias