ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputado destaca que apenas um hospital realiza exame obrigatório de coração

Leonardo Rocha | 12/06/2013 12:48
Deputado diz que população deve fazer a fiscalização nos hospitais (Foto: divulgação)
Deputado diz que população deve fazer a fiscalização nos hospitais (Foto: divulgação)

O deputado estadual Márcio Fernandes (PT do B) revelou a equipe do Campo Grande News, que somente o HU (Hospital Universitário) vem realizando com freqüência o teste do “coraçãozinho”, que diagnostica possíveis problemas cardíacos em recém nascidos. Ele foi autor da lei que obriga todas as unidades de saúde do Estado, a adotar este procedimento.

De acordo com o deputado, a população deve fazer esta “fiscalização” nas unidades de saúde, já que é a principal interessada em dispor do exame. “Cada um deve cobrar o exame nos seus filhos, sobrinhos e conhecidos, é uma ação essencial para diagnosticar problemas e ter uma intervenção médica eficiente”, destacou ele.

Segundo Fernandes, o aparelho usado para fazer o teste custa apenas R$ 4 mil reais, o que segundo ele, é praticamente “irrisório” para os hospitais. “Não há desculpa para não ter o aparelho, não compromete as finanças e ainda salva vidas”. O deputado inclusive sugeriu que pode fazer emendas justamente para esta questão, para evitar a falta do exame.

Evento – Os deputados receberam hoje antes da sessão, representantes de Ongs e da Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações, que promovem ações de prevenção a problemas cardíacos. Esta recepção aconteceu em função da comemoração do dia de conscientização da cardiopatia congênita.

Uma das voluntárias da entidade, Liliane Caramel, usou a tribuna da Assembleia para contar sua história. Ela perdeu um filho de dois dias de vida, vítima de problemas cardíacos e agora busca a “conscientização” e prevenção para que outras famílias não passem pela mesma situação. “Apenas 67% das pessoas tem o diagnóstico das doenças, destas 30% são tratadas, se não houver este cuidado, os casos só vão aumentar”, alertou ela.

Nos siga no Google Notícias