ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputado quer proibir taxa de visita técnica aos consumidores

Leonardo Rocha | 08/09/2013 11:56
Deputado diz que cobrança ao consumidor é abusiva e deve ser excluída (Foto: Divulgação)
Deputado diz que cobrança ao consumidor é abusiva e deve ser excluída (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Cabo Almi (PT) apresentou projeto na Assembleia Legislativa que proíbe a cobrança de taxas de visita técnica onde são feitos os orçamentos do serviço. De acordo com a proposta, as empresas prestadoras de serviço e técnicos autônomos não podem cobrar do consumidor algo que ainda não foi feito.

“Quero que esta taxa cobrada por algumas empresas seja excluída, o consumidor não irá precisar pagar nada pela visita, esta cobrança é abusiva”, destacou o parlamentar. O projeto defende que o Procon-MS faça a fiscalização e que seja responsável por receber as denuncias da população. “Assim os consumidores que se sentirem lesados terão um local para podem reclamar”, apontou ele.

Abuso – De acordo com o deputado esta cobrança é irregular, já que o Código de Defesa do Consumidor defende que um serviço deve ser pago apenas se for efetuado. “Nestas visitas, os profissionais só fazem o orçamento, o trabalho em si ainda não foi contratado pelo consumidor”.

Prazo – O projeto ainda destaca que o orçamento apresentado pelas empresas deve valer por até dez dias. “Se foi combinado um preço a empresa precisa manter, não pode modificar dois ou três dias depois”. A proposta será analisada pelas comissões e depois segue para votação no plenário.

Nos siga no Google Notícias