ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Deputado questiona participação de CNBB nos conflitos indígenas

Leonardo Rocha | 27/06/2013 12:40
Deputado não quer interferência da CNBB na questão agrária em MS (Foto: divulgação)
Deputado não quer interferência da CNBB na questão agrária em MS (Foto: divulgação)

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) foi a tribuna da Assembleia questionar a participação e “intromissão” da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na questão dos conflitos agrários em Mato Grosso do Sul. De acordo com ele, o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) irá entregar hoje em Brasília, o relatório sobre violência contra os indígenas a entidade.

Segundo o democrata, a entidade religiosa não pode “interferir” neste assunto, pois assim estará “rasgando” a Constituição Federal, que prevê que a justiça determina quem está com a razão e direito. “Se for para eles (CNBB) entrarem nesta briga, então vamos convocar os evangélicos também e outros grupos que queiram participar”, destacou.

Zé Teixeira pediu a mesa diretora da Casa de Leis, que faça um requerimento ao CIMI pedindo o relatório, para que o legislativo tenha acesso ao seu conteúdo. “Eles expõem ao país dados de violência contra os índios, porém esquecem de citar policiais e produtores que sofreram agressões e até mortes nestes conflitos”, ponderou.

O deputado ainda criticou a Funai (Fundação Nacional do Índio) por adotar uma “política” de demarcação sem critérios específicos. “Esta questão deve ser revisada, fiquei sabendo que a CNBB ainda pensa em lutar em favor da Funai, este assunto não cabe interferência religiosa”, ressaltou.

Reunião – O governador André Puccinelli (PMDB) está reunido neste momento com representantes de várias entidades, entre elas produtores, indígenas e CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para buscar soluções em relação ao conflito agrário.

Nos siga no Google Notícias