ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Deputados aceleram tramitação do projeto sobre orçamento estadual de 2023

Assembleia terá um mês para discutir proposta de estimativa da receita para o próximo ano

Adriel Mattos | 07/06/2022 10:29
Peça deve ter tramitação encerrada até julho. (Foto: Arquivo/Luciana Nassar/Alems)
Peça deve ter tramitação encerrada até julho. (Foto: Arquivo/Luciana Nassar/Alems)

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou um acordo de lideranças na sessão desta terça-feira (7) para definir o trâmite do projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023. A peça traz a estimativa de R$ 22 bilhões em receita no próximo ano.

Pelo consenso parlamentar, a matéria começa a tramitação pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a quem cabe dar parecer sobre o texto, já na quarta-feira (8). Em 8 de julho, o projeto da LDO deve ser votado em redação final.

As demais etapas de tramitação, como prevê o Regimento Interno da Casa, terão prazo durante esses 30 dias, como o período para apresentação de emendas e votação em primeira e segunda discussões. O mesmo Regimento obriga que os deputados aprovem a peça antes do recesso parlamentar.

Projeto – A peça referente à LDO 2023 foi entregue pelo governo do Estado na semana passada. A previsão de receita de R$ 22,03 bilhões é 19,24% maior do que o orçamento deste ano.

Na prática, o projeto serve para estabelecer as prioridades da administração e orientar onde os recursos do cofre estadual serão utilizados. Essa é a oportunidade também da população apresentar suas reivindicações aos deputados estaduais, que podem sugerir emendas ao texto, propondo pontos que não foram apresentados ao texto original.

O Executivo ainda sugeriu um teto de 25% do orçamento para abertura de crédito suplementar, ou seja, flexibilidade deste percentual para o remanejamento de verbas preestabelecidas, sem a necessidade de passar por autorização dos deputados estaduais. O projeto serve como norteador da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2023.

Nos siga no Google Notícias