ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Deputados aprovam divulgação de taxa de juros em vendas a prazo

Empresas terão que divulgar as tabelas com as taxas de juros cobradas ao consumidor

Leonardo Rocha | 12/12/2017 13:32
Deputados aprovaram projetos, na sessão desta terça-feira, na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovaram projetos, na sessão desta terça-feira, na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que obriga estabelecimentos comerciais e instituições financeiras, em Mato Grosso do Sul, a divulgar por meio de uma tabela, as taxas de juros mensais e anuais, cobradas em vendas a prazo no cartão de crédito. A Intenção é que o consumidor tenha acesso a tais informações.

"Vivemos em um país com uma das maiores taxas de juros, o que leva, juntamente com uma cultura consumista e baixo poder aquisitivo da maioria, a um endividamento cada vez maior. Para tanto, o projeto assegura o conhecimento das informações", justifica Orro.

Estas tabelas divulgadas no local, precisam constar as taxas mínimas e máximas de juros, para cada financiamento, assim como informações como multas e demais encargos. As placas precisam estar em local visível e de fácil acesso. Em dias de promoção, as taxas de juros devem estar indicadas ao lado do preço final dos produtos.

Outros - Os deputados também aprovaram o projeto de Pedro Kemp (PT), que inclui os serviços bancários e planos de saúde no rol das prestações de serviços continuados, que podem ser cancelados pelo telefone.

Além da matéria de Maurício Picarelli (PSDB), que tem a intenção de criar um sistema de emergência em banheiros para deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida. Eles poderão acionar um alarme para avisar os funcionários do estabelecimentos, para prestarem o devido socorro ou ajuda.

Segundo a proposta, os alarme serão instalados de acordo com os preceitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo colocados ao lado do assento sanitário e box, a uma altura que permita o seu acionamento imediato.

Nos siga no Google Notícias